11/03/2015
A última zona verde da Vitória está em perigo!
21/09/2014
Candomblê - Ile Axe Ala Obatalandê
Os costumes e tradições de se consultar as divindades, atraves de oráculo de Ifa, onde o mensageiro exu e outros orixas, nos revela a vontade do sagrado, orientando como devemos agir diante do presente, observando o passado e seguindo para o futuro. Aqui encontro força , luz e respostas, orixa minha razao de viver.
03/06/2012
arte para tod@s!
Mas Casa Mátria não foi liberada até agora…
Em maio 2012, o jovem americano Ben Austin, clown e musico viagiando o mundo, vem morar na casa d@s artistas - e se juntou ao projeto.
The concept of performing classes in pro the community was already born in 2008. Harold Garay and Carla de Morais took advantage of the new space of the house to offer theater of the oppressed workshops (Augusto Boal). The modern dance workshop with Alberta & Sophia soon followed in 2009 - some of the first activities of Casa Matria - a beautiful experience!
In November 2011, Frank Handeler moved in to Vila Brandão, to dwell in casa d@s artistas. Choreographer of international career, he worked and studied with directors like Pina Bausch, Robert Wilson, Philip Glass, he has won several international awards and has participated in festivals around the world. He is professor and co-founder of the Center for Studies of spectacle at the Federal University of Feira de Santana, works as artistic director and director of dance theater programs for undergraduate and postgraduate students.
But - as the readers of our blog know – Casa Matria was invaded in May 2009 - and we have no access to our center!
In April 2012 we had a public discussion in the square of Vila Brandão, where Silvia Jura, Nancy Sears and Celia Mara presented the latest projects of Casa Matria. One of the center-squatters, Joana d’Arc, declared publicly, to get out soon. Frank offered to give dance lessons, the women's health project was announced.
But Casa Matria is not free until now!
And here comes Carol ... convincing Frank to do workshops in the space of the church of Vitoria. Frank accepted ... and soon Lenine Guevara (masters in arts @ UFBA) joined the team, proposing a project of urban interventions - Web / Spider. Also the urugayan performer Lucia Fernandes, a student at FUNCEB, and Liria Morays, a dancer with a Masters in Dance at UFBA, joined to support the Casa Matria initiative in pro of Vila Brandão community.
In May 2012, the young American Ben Austin, clown and musician, a world traveller, comes to live in casa d@s artistas - and support the classes by teaching.
And let's not forget the english student Safia MIZON Thioune, volunteering mainly in the Macedo foundation in Pernambues, who also began teaching English for Casa Matria in Vila Brandão.
Thanks to the church of Vitoria to give us the space while we are waiting for the decision of the justice!!!!!!!!!
07/04/2012
Arte, cultura e cidadania para tod@s!!!
Domingo 15.04 sera oJAM DA VILA !!!
Vem nos appoiar com a sua presença, a sua participação artistica, vamos ocupar a Vila Brandão com arte, cultura e cidadania para tod@s!!!
A Vila Brandão foi retirada da atenção publica quando consegui combater o decreto de desapropriação, junto com a ouvidoria publica.
A punição pela vitória juridica segui logo: abandono completo da nossa comunidade!
Não temos acesso aos direitos de cidadão - faltam iluminação publica, limpeza urbana, infra-estrutura publica…
Até receber bolsa família é quase impossibilitado! E não vamos falar das contas de luz e água no padrão residencial da Vitória.
Mas sobre tudo falta a garantia de segurança para nos, aqui! Foi retirado o modulo da PM na entrada da comunidade, o nosso centro de cultura CASA MATRIA fica invadido, chegaram malandragem, violência e drogas nessa comunidade que era totalmente pacifica até o decreto da desapropriação!
Mas vamos restabelecer a vida normal na Vila Brandão! Ninguém agüenta mais o abandono pela cidade!
Vamos cuidar d@s crianças do lugar, salvar o meio ambiente, discutir, trocar saberes! Na Vila Brandão, moram muitas pessoas quem sabem cuidar das plantas, das ervas medicinais tradicionais e rituais, que querem revitalizar a fonte de água natural escondida, que querem dar palestras de construção de barco de pescador, de pesca… Estamos preparando uma cooperação com a secretária de agricultura para fazer um projeto de jardinagem; Tivemos uma primeira palestra sobre a saude da mulher com Sandra Munoz… e - estamos començando com o JAM da VILA ! vem nos appoiar!
12/12/2010
livros infantis gratuitos!
A Fundação Itaú Social está doando oito milhões de livros infantis, gratuitamente.
Para recebê-los, é só cadastrar-se no site (precisa de CPF, Identidade, CEP, data nascimento).
http://www.lerfazcrescer.com.br/#/home
Depois escolher a opção: Peça seu KIT
Eles remetem o livro para sua residência, sem nenhum custo.
Aproveite esta oportunidade de estimular o hábito da leitur
Banco Itaú - Feito Para Você
www.lerfazcrescer.com.br
09/12/2010
nancy's casa matria
Foi ela quem comprou e costruío a casa nos anos 2000' - já pensando num conceito de casa de cultura… Ela mourou muitos anos na casa matria, començando um trabalho social de boa vizinhança com as crianças da Vila Brandão. Trabalho como professora de ingles na escola americana de Salvador.
Veja as fotos de inauguração …
21/03/2010
Oficina Bombas de Semente na Vila Brandão
Jardinagem guerrilheira parte II: fabricando bombas de semente com a meninada da Vila Brandão / Guerrilla gardening part II: seed bomb factory with Vila Brandão girls
Hoje realizei oficina maravilhosa com as meninas da Vila Brandão e com a participação de Laura e Agatha. Fabricamos dúzias de bombas de semente com coentro, quiabo, camomila, girassol, urucum, melancia, maracuja etc..Adorei a recepção entusiastica das meninas!! Esperamos a secar sob um barco virado no canto do campo de futebol. No final da tarde voltamos para pegar e jogar nossas bolinhas cheia de vida natural para os terrenos ociosos no entorno da Vila Brandão. Até os meninos chegaram juntos com a gente e pegaram garrafas pet + terra preta para plantar. Que alegria nesse projeto depois de tanta dificuldade no início. Deu fruta e vou continuar com as crianças depois da viagem para o fórum no Rio.
A receita, encontrada na internet: 5 colheres de sopa de argila (vermelha, pegada de uma obra de construção), 5 colheres de sopa de cocô de minhoca (trazido da oficina de ontém), 1 colher de sopa de uma seleção de sementes e um pouquinho de água.
Today I had a wonderful workshop with some girls from Vila Brandão, also having Laura and Agatha participating. We fabricated dozens of seed bombs with sunflower, urucum, passion fruit, water melon, coriander, pepper, ocra etc..and I was really happy to see the enthusiasm of the girls! We let the seed bombs dry under a boat in the corner of the football field and came back in the late afternoon, to throw the green granades around the skirts of Vila Brnadão. Even the boys got interested in the funny "chocolate" balls and cut themselves small planting boxes of plastic bottles and climbed uphill to get black ground. Such a joy today..I promised to do more after my trip to the forum in Rio.
The recipe, found in the Internet: 5 table spoons of clay (from a construction site), 5 table spoons of worm castings (from yesterday workshop), 1 table spoon selection of seeds and a little water.
Semeando na Vila Brandão
Ia colocar isso no blog na sexta feira 19.3. mas a rede caiu...na Bahia...
Fotos: 1. Jardinagem guerrilheira nas margens da Vila Brandão: espalhando sementes de girassol e quiabo no caminho / Guerrilla gardening at the edge of Vila Brandão, spreading sunflower and ocra seeds on the way
2. Mudas em casa / seedlings at home
Mudamos de esquema, como aos poucos estão surgindo os problemas iniciais e no entanto outras oportunidades...Limpamos a área da cruz, embora que encontramos umas atitudes resistentes. Enfim, nessa semana não voltamos naquela área cheia de pedras - isso será na agenda mais tarde. Em casa sementes de coentro e quiabo germinaram bem, e também plantei maracujá, pimenta, coco buri, melancia e girassol. No domingo e nas semanas que vem vamos ajudar os moradores com seus jardins e hortas pequenos. Também vamos fazer a oficina de bombas de semente com as crianças em breve. Na semana que vem viajarei para o Rio de Janeiro para participar o Fórum Urbano Mundial das Nações Unidas, com o tema direito à cidade.
Amanha: participação na oficina de vermicompostagem em Patamares - cocô de minhoca faz bem à horta e as cascas de fruta serão recicladas!
Modifying the plan to conquer the inicial problems and to catch other opportunities...Together with my partner - unfortunately no one from the community - we cleaned the area behind the cross, although we met resistant attitudes. The rest of the work on that stony patch will be postponed. At home seedlings of ocra and coriander germinated well, and I planted some water melon, passion fruit, chili and sunflower seeds among others... I threw my seed bombs out before the rain and soon we´ll have the seed bomb workshop with the kids. Next week I travel to Rio de Janeiro to participate UN-Habitat World Urban Forum.
Tomorrow: participating at a vermicompost workshop in Patamares and hopefully building one at home soon!
12/03/2010
2o ENCONTRO: preparo da horta na Vila Brandão
Data: Neste domingo dia 14 de março às 7 horas da manha
Local: praça da Vila Brandão
Convidando todos para participar o preparo da horta / um jardim para todos na praça da Vila Brandão. Primeiro vamos retirar todo o lixo do local...
P.S. Experimentei bombas de semente em casa e deu certo...espero que brotem tbem!
Inviting everyone to start preparing the (kitchen) garden for all!
Date: This Sunday, march 14th at 7 am
Place: Vila Brandão´s square
The first thing to do is clean the place of all the trash...
P.S. I tried seed bombs at home with success! Hope they´ll sprout!
10/03/2010
Visita no Mirantes II e Bela Vista
Hoje visitei dois comunidades no subúrbio de Salvador com assosiações de moradores ativas. No Mirantes II com Alberto fizemos uma caminhada no sol para ver várias encostas ociosas com potencialidade de ser tornadas em cultivo de hortaliças. O problema de lixo e entulho é igual a Vila Brandão, mas já há uma fonte linda revitalizada por Embasa e a comunidade...Poderá servir como um exemplo para a restauração da fonte proximo à Vila Brandão! O mais interessante no Mirantes II foi um quintal com controle de erosão e plantio de hortaliças em pneus.
Outra visita foi feita na Bela Vista em Periperi, num centro de atividades comunitárias e educadoras. Lá a Lucia Laureana me apresentou um quintal silvestre, que era horta comunitária e será tornada em uma novamente, para servir moradores da comunidade. Um projeto ideal para inserir conceitos da permacultura! Eu vou revisitar lá no dia 9 de abril no mutirão para dar um jeitinho na colaboração.
Today I visited 2 communities in the suburbs of Salvador with active inhabitnts´associations. In Mirantes II Alberto showed me potential community garden areas between the dense settlement - and the problem on the hills seem to be same as in Vila Brandão - trash! But there is an exemplary natural fountain revitalization project implemented by Embasa together with the community. In addition there was one quintal turned into a kitchen garden with the help of car tyres!
Another visit at a community center in Bela Vista, Periperi with Lucia Laureana showed a beautiful overgrown backyard with a guava tree. The place used to be a community garden and will be turned into one again. An ideal project for inserting some permaculture concepts! Vila Brandão could learn a lot from this place.
09/03/2010
radio nacional austriaca faz reportagem sobre vila brandão
Mas - Casa Matria esta ainda ocupada por os mesmos criminosos e assím, falamos com Ulla sobre o problema da desapropriação que esta ameaçando gran parte da orla de Salvador e da cidade baixa. Falamos da estrategia de criminalizar e diffamar a Vila Brandão e os seus abitantes e de criar um caos dentro da nossa comunidade pacifica.
Os interesses do grande capital imobiliario, representados pelo prefeito João Enrique, não querem uma comunidade de baixa renda no meio dos ricos… Não querem que uma comunidade que esiste da mais de 70 anos usufruia da localisação privilegiada para oferecer oportunidades de trabalho aos seus moradores, para desenvolver capacidades visioniarias de um outro mundo possivel!
O projeto da Casa Matria é um projeto de desenvolvemento sustentavel a nivel ecologico, ambiental e social. Quem impede o funzionamento da Casa Matria é parceiro dos desapropriadores!
04/03/2010
Primeiro encontro no domingo as 17
Data: Nesse domingo dia 7 de março as 17 horas
Local: Vila Brandão, ali em baixo ao lado do campo de futebol, em frente da portão da Casa Amarela
Eu vou me apresentar e vamos nos encontrar para discutir e trocar ideias e iniciar o projeto Jardim Para Todos. Tudo mundo seja bem vindo, da comunidade ou fora...
First community meeting to exhange ideas and start the project Jardim Para Todos
Date: This Sunday, March 7th at 17:00
Place: Vila Brandão, next to the football field, in front of Casa Amarela´s gate
Everyone is welcome, from Vila Brandão and outside!
28/01/2010
desapropriação dos pobres - presente para os super ricos!
Desde de março 2009 a Vila Brandão foi ameaçada por um ato de especulação imobiliária cruel, uma tentativa de desapropriação, decretada pelo atual prefeito de Salvador, João Henrique.
Graças à militância local, liderada pela associação d@s morador@s da comunidade, com apoio político nacional e ações internacionais de solidariedade da sociedade civil, acionadas pela Casa Mátria, o processo está interrompido temporariamente.
Mas a luta continua: Casa Mátria, o centro de coordenação digital e de solidariedade internacional na luta contra a desapropriação, foi arrombado e invadido por um grupo de criminosos! A inércia e a ausência do Estado e dos seus órgãos executivos, juntamente a atos de corrupção e uma confusão criada propositalmente pelas empresas imobiliárias e os seus parceiros políticos permitem esse ato de brutalidade explicita contra um projeto liderado por mulheres!
E sabemos mais ainda – é política mesmo de abandonar a Vila Brandão à sua própria sorte!
Essa comunidade de baixa renda, numa localização privilegiada no centro da cidade e na beira do mar, pacífica, possuindo uma das mais baixas taxas de criminalidade de Salvador, esta sendo jogada pela administração do João Henrique no chaos! A imgagem dessa comunidade esta sendo jogada no lixo, @s morador@s são criminalisad@s na imagem publica!
Isso é uma ação direcionada diretamente para implementar a desapropriação – o seja o roubo organizado - com desculpa de combater uma comunidade criminosa!
Vem nos apoiar na nossa luta!
Casa Mátria esta propondo um projeto de horticultura urbana a partir de março 2010 - iscripções abertas!





