Mostrando postagens com marcador salvador. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador salvador. Mostrar todas as postagens

30/08/2016

Parem de nos matar

Publicamos aqui o manifesto da rede das mulheres negras da Bahia.
Casa Matria apoia essa campanha com a sua rede de parceiros austríacos, buscando parcerias e apoio,  fazendo "lobbying" politico no contexto europeo, divulgando o manifesto e os assuntos na imprensa de lingua alemã.

 

PAREM DE NOS MATAR!

MANIFESTO

No Estado da Bahia nós, mulheres negras:
1. Morremos pela ação do patriarcalismo nas mãos dos maridos, amigos, namorados, vizinhos;
2. Morremos pela violência obstétrica e no silêncio covarde sobre o aborto;
3. Morremos pelos mamógrafos que não funcionam o ano inteiro enquanto que verbas consideráveis são investidas em Campanhas para realizar o Outubro Rosa;
4. Morremos pelas omissões e segunda violência no atendimento nas Delegacias Especializadas no Atendimento a Mulher (DEAM’s);
5. Morremos pela indicação de juízes para as Varas de Violência Doméstica, mesmo sendo eles abertamente adversários da Lei Maria da Penha;
6. Morremos com a permissividade e tolerância das autoridades com programas de TV’s que criminalizam a população negra e pobre; 
7. Morremos pelo encarceramento feminino que não é pauta nas mesas governamentais; 
8. Morremos quando enterramos as/os nossas/os filhas/os, sobrinhas/os, netas/os, afilhadas/os assassinados pela política das drogas e pela polícia;
9. Morremos quando as Universidades pensam que não somos sujeitas de conhecimento, nos utilizando apenas para os experimentos científicos cujos resultados não nos beneficiam com políticas públicas;
10. Morremos quando nossos territórios quilombolas, pesqueiros e de terreiros são roubados com a conivência e descaso do estado e dos órgãos de defesa que ficam em silêncio, frente à barbárie nos campos e nos assentamentos; 
11. Morremos quando não sabemos do que morremos...
Continuamos em Marcha!
Racistas, machistas, não passarão!
Tudo tenso!
Somos herdeiras de Maria Felipa, Lélia Gonzalez e Luiza Bairros!

Uma campanha promovida pela Rede de Mulheres Negras da Bahia

A Rede de Mulheres Negras da Bahia, nos últimos três anos, tem articulado e mobilizado mulheres de todo o Estado para lutar contra o racismo, o sexismo e a violência. Em tempos de fortalecimento do conservadorismo e consequente retrocesso político, assumimos, mais uma vez, nossa tarefa histórica de reorganizar umas as outras contra todas as formas de opressão que se levanta contra nós e contra o povo negro.

Mulheres negras na base da pirâmide social
A base da pirâmide social ainda continua pertencendo, por excelência, às mulheres negras que sustentam este país sem usufruir das riquezas que são produzidas. Em verdade, na maior parte das vezes nos falta o básico para que possamos construir uma vida com dignidade. Tanto no setor público quanto no setor privado o racismo tácito e velado assegura que os melhores postos de trabalho sejam reservados aos herdeiros das famílias tradicionais brancas. Em qualquer que seja o governo predomina os interesses do compadrio e das elites econômicas. A indiferença e a naturalização de nosso adoecimento e morte persistem e isso na maior parte das vezes, não é manchete na grande mídia.
Saúde
Segundo o Ministério da Saúde, 60% da mortalidade materna ocorrem entre mulheres negras, contra 34% da mortalidade entre mães brancas. Entre as atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 56% das gestantes negras e 55% das pardas afirmaram que realizaram menos consultas pré-natais do que as brancas. A orientação sobre amamentação só chegou a 62% das negras atendidas, enquanto que 78% das brancas tiveram acesso a esse mesmo serviço.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) registrou, até o dia 28 de setembro de 2015, 540 óbitos por neoplasia maligna da mama em pacientes do sexo feminino. Constam nos registros da secretaria 1.490 internações por câncer de mama neste ano. As taxas de mortalidade continuam elevadas no Brasil, e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que sejam diagnosticados mais 57 mil novos casos, sendo 10,5 mil no Nordeste e 2.560 na Bahia.
 Violência
As mulheres pretas e pardas são a maioria entre as vítimas de homicídio doloso – aquele em que há intenção de matar – (55,2%), tentativa de homicídio (51%), lesão corporal (52,1%), além de estupro e atentado violento ao pudor (54%). As brancas só são maioria nos crimes de ameaça (50,2%). É fato que, gênero e raça quando combinadas reforçam a situação de vulnerabilidade. Além disso, o Brasil ocupa a 5° posição dentre 83 países em assassinato de mulheres. Entre 2003 e 2013 o número de homicídios de mulheres brancas caiu 9,8% enquanto os homicídios de mulheres negras aumentaram 54,2% no mesmo período.

Violência psicologica
Mesmo quando escapamos da negligência do SUS somos vitimadas por doenças psíquicas causadas pelo racismo e sexismo presentes em nossa sociedade, como ocorreu com Joselita de Souza, que morreu de tristeza na última quinta-feira, dia 07 de julho de 2016. Joselita era a mãe do menino Roberto de Souza Penha morto em 28 de novembro de 2015 no Rio de Janeiro, ao ter o carro em que estava fuzilado com 111 tiros pela Polícia Militar do estado, quando, juntamente com seus amigos, comemorava o seu primeiro salário.

Por todos estes motivos lançamos a campanha PAREM DE NOS MATAR nesta quarta-feira, dia 13 de julho, a partir da qual pretendemos denunciar e enfrentar as diversas situações de violência que as mulheres negras vivenciam no estado da Bahia.
A iniciativa é uma proposta em continuidade à Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver, que levou cerca de 50 mil mulheres negras de todo o país à Brasília, em novembro de 2015. É mais uma frente de luta contra o avanço do racismo e sexismo em nosso estado que, embora tenha índices alarmantes de casos de violência física, psicológica e simbólica de meninas e mulheres negras, estes muitas vezes sequer tem causado indignação.
                                                                     
Salvador,13 de julho de  2016
Assinam este Manifesto:
Rede de Mulheres Negras da Bahia


09/09/2010

Ingles para tod@s!

Amigas e amigos !
Infelizmente, o nosso centro esta aínda invadido por criminosos e estamos impossibiltadas de oferecer aulas no nosso centro na Vila Brandão.
Mas ninguem vai parar a ação educativa proposta pela Casa Matria!
Chegou outro professor de Ingles - o poeta americano Neil Addison - disponivel para dar cursos de conversação ingles.
Podem entrar em contato com migo para organizar aulas de graça para ativistas dos movimentos sociais de Salvador.
Silvia - info ( at) globalistas.net

25/06/2010

Ingles para tod@s!

Estamos preparando un sistema de intercambio cultural globalista! we are preparing a globalista approach to exchange knowledge. Starting now with a trip through different groups of activists in Salvador.
Vamos conectar ativistas, artistas, scientistas do mundo inteiro. Queremos comunicar - falar os uns com os outros, trocar ideias e saber.
Estamos oferecendo aos grupos da sociedade civil - aos ativistas de um mundo melhor - a possibilidade de partecipar a aulas de ingles basicas, conversação oferta por voluntarios, interessados em conhecer os seus projetos.
we are offering you the possibility to give conversation classes in english to activists of Salvador's civil society. To connect like minded people.
o meu contato:
silvia( @ ) casamatria.net

20/05/2010

A feira de São joaquim foi tombada pelo IPHAN como patrimônio imaterial

tenho que dividir essa boa noticia com vocês -
Licia Fabio » REFORMA NA FEIRA DE SÃO JOAQUIM

Posted using ShareThis

otima noticia, sabendo que o prefeito quiz desapropriar tambem a feira!!!
nesse sentido: a lutta continua!
Não a desapropriação da Vila Brandão!

07/05/2010

desapropriação sem critério!



we're not alone!
O prefeito tinha que anular o decreto de desapropriação na orla, na cidade baixada, da peninsula Itapagipe
( veja. Pode conferir também o blog de vania galvão o terra magazine)
Também a desapropriação do Campo Grande foi revocada. Mas o Prefeito continua anunciando outras desapropriações - sem consultar a população né definir claramente as aereas concernadas! 5 milhões de metros quadrados são ameaçados de desapropriação!
A politica brutal do prefeito JH assusta a população e é contra os direitos civis. Os decretos de desapropriação são, na sua maioria, ilegais e conectados a um grande interesse de especulação imobiliaria! O caso da Vila Brandão e das lagoas de Mussurunga na Avenida Paralela mostram claramente a intenção do prefeito - apoiar uma especulação imobiliaria aos custos de uma população sem direitos!
É tempo de legalizar e integrar as areas de moradia popular no perfil da cidade, como previsto nos programas do governo e de cooperação internacional. Tem que dar segurança a população e reconhecer o patrimonio imobilario de pessoas de baixa renda, morando em situações precarias.
O Campo Grande, a Peninsula Itapagipe, a Vila Brandão - são zonas vivas e protagonistas da cidade do futuro: lugares de encontros entre mundos differentes, lugares para rescatar talvez um poco de natureza e viver uma dimensão umana.

28/01/2010

desapropriação dos pobres - presente para os super ricos!

english text coming next
Desde de março 2009 a Vila Brandão foi ameaçada por um ato de especulação imobiliária cruel, uma tentativa de desapropriação, decretada pelo atual prefeito de Salvador, João Henrique.
Graças à militância local, liderada pela associação d@s morador@s da comunidade, com apoio político nacional e ações internacionais de solidariedade da sociedade civil, acionadas pela Casa Mátria, o processo está interrompido temporariamente.

Mas a luta continua: Casa Mátria, o centro de coordenação digital e de solidariedade internacional na luta contra a desapropriação, foi arrombado e invadido por um grupo de criminosos! A inércia e a ausência do Estado e dos seus órgãos executivos, juntamente a atos de corrupção e uma confusão criada propositalmente pelas empresas imobiliárias e os seus parceiros políticos permitem esse ato de brutalidade explicita contra um projeto liderado por mulheres!
E sabemos mais ainda – é política mesmo de abandonar a Vila Brandão à sua própria sorte!
Essa comunidade de baixa renda, numa localização privilegiada no centro da cidade e na beira do mar, pacífica, possuindo uma das mais baixas taxas de criminalidade de Salvador, esta sendo jogada pela administração do João Henrique no chaos! A imgagem dessa comunidade esta sendo jogada no lixo, @s morador@s são criminalisad@s na imagem publica!
Isso é uma ação direcionada diretamente para implementar a desapropriação – o seja o roubo organizado - com desculpa de combater uma comunidade criminosa!
Vem nos apoiar na nossa luta!
Casa Mátria esta propondo um projeto de horticultura urbana a partir de março 2010 - iscripções abertas!

13/08/2009

our manifesto – our credo
Casa Mátria is an open, socio-cultural center, based on gender-, race and social justice, full respect of diversity, dedication to our environment, visionary culture & arts, politics & economics.
Social peace, ecology and sustainable development are our main objectives. Casa Mátria is all about social responsibility and cultural freedom.
Casa Mátria is open to organizations or individuals who want to join forces in that cause.
get our feed to be informed about the new residency programs starting in february 2010


14/05/2009

casa matria - melhorias necessárias !

Car@s vizinh@s, carissim@s amig@s, prezad@s morador@as da Vila Brandão!

Célia Mara e eu, e Nancy tambem do seu lado - estamos tristes de não poder estar com vocês agora para discutir a situação da casa matria.
La casa mátria esta numa phase delicata - buscando recursos para fazer as reformas necessárias, para ter o appoio institucional necessário para ter o nosso programa ambitioso a ser realizado. E tudo isso no meio da confusão geral che a situação politica criou para nos!

Para vocês, que estam na Vila - Seth e Alex o Rasta estão tomando a iniciativa! Seth esta oferecendo sessões de acupuntura para vocês, que maravilha! E Alex esta lá, para poder cuidar dessa flor tão frágil que é a Casa Mátria.
Talvez já pode dar um jeito para começar a plantar uma horta com os jovens…? Quem esta interessado, contacta por favor o Alex, o Seth. O Petruska, claramente!

Infelizmente, algumas pessoas já pegaram o pouco de útil e o material de construção que estava na casa - gentilmente, devolvem de novo o que estava lá! Precisamos desse material para fazer as reformas! E precisamos de muito mais!

Antes das reformas necessárias, a casa mátria esta a disposição para

• reuniões da associação – basta levar uma cadeira… (e ajudar a dar uma limpeza)
• dar aulas para os moradores (p.e. musica) – vocês são benvindos!
• estudar em paz… é Casa Matria
• se vocês tem idéias ou projetos que beneficiam a comunidade – falem com a gente, vamos realizar o possível.

Um grande abraço e esperança!

Silvia Jura & Célia Mara

E vocês podem nos escrever diretamente: info@globalista.info

06/04/2009

momentos em viena!

car@s amig@s!
no palco da grande manifestação do dia 28 de março contro a especulação financeira mundial gravamos algums momentos. podem assistir agora célia mara & samba attac apresentando a causa da vila brandão!
a manifestação em viena contou com 20.000 pessoas!
abraços silvia

27/03/2009

viva vila brandão! noticias transatlanticas

Ola Gente!
Parabems! è maravilhoso ver esse evento acontecer na Vila, vocês são grandiosas!
Acontece na Austria: (e desculpam o meu portugues…)
" Wir zahlen nicht für eure Krise" "Nos não pagamos pela sua crise!"
sabado 28.3. Sera o dia da grande manifestação da sociedade civil (mais de 230 organisações convidando) contra a especulação internacional, contra a dishumanidade do sistema global capitalista liberal.
Célia Mara se apresenterá com amigas artistas e o gruppo samba-attac no palco grande da manifestação, na frente do parlamento austriaco - "Viva Vila Brandão! Não a especulação imobíliaria em Salvador". Segue em direita 16:00 - 17.00 (ora de brasilia)/radio orange http://o94.at a trasmissão na Radio Widerhall com Célia Mara & Silvia Jura sobre a questão da Vila Brandão... e Célia's album santa rebeldia.
Domingo e segunda, esperamos as noticias de vocês - na quarta temos uma trasmisção na radio multikulti de berlim...
Em avril, Célia Mara va se apresentar e.o. nas cidades de Linz(Austria), Tunis (Tunisia) e Mexico City - no festival das culturas en resistencia- e divulgar a questão da moradia ilegalizada de Salvador. Encontros com Martha Toledo & Los de Abajo são previstos. Viva Vila Brandão!
silvia

25/03/2009

Resistance in the heart of Salvador

VILA BRANDÃO - Quilombo urbano
Resistance in the heart of Salvador
an article by silvia jura - feel free to copy & modify it - (cc name)

Vila Brandão is a peaceful - 200 families - community, having conquered a very special place in the heart of Salvador, with a gorgeous view over La Bahia de Todos os Santos.
But having a serious problem since march 20th, 2009 - a decree of total expropriation has been emitted by the city council!

A little history…
The first residents came in the 1940’s and stayed. They started building simple clay-houses on the inaccessible hillside, making a living from casual labor, gardening and fishing.
Seu Antonio, Pae de Santo, is considered the founder of Vila Brandão – he just died in 2007, at the age of 103 years.

Nowadays, life in Vila Brandão is very quiet, the residents have different backgrounds – many are Brandão-born or living here since childhood, some came from the interior, some are artists, working class people, strangers, teachers… They are open to guests, a place of hospitality. The houses are nice, clean, connected to the water and electricity-nets of town. People are paying local ground taxes.
And for the rest – they are absolutely self-organized - no help from the city.
No streets, nearly no public illumination, no cleaning. No kindergarden. No health-station. No social project. No cultural point.
Roberval, Edson and Sergipe take care of the sea, they’re fishermen with small wooden, handmade boats, Dora and Alex are experts in local plants and little Allison already knows all about bird-breeding… Dona Raimunda organized the administration of the community for many years.
The residents are taking care of the nature, providing the neighbourhood free and safe access to a small beach!
And the women – Patricia, Petruska, Ana Pi, Laura, Alda – they are leading the movement against expropriation!
All is self-organized. And, by the way, Vila Brandão has the lowest criminality rate of Salvador!

Quilombo means resistance
You won’t believe that life is paradise - Vila Brandão is always involved in some kind of a fight...
The city of Salvador doesn’t support the community – so every day life is very complicated. But there are continuously problems with the yacht club, which invades the public land, which the community takes care of step by step.
Highlights in the last years fights were:
• fishermen had to fight for free access to the sea – the adversary is the yachtclub;
• residents fight for a children’s park: neither the city, nor the yachtclub, nor the upper class neighbours help. On the contrary: the yachtclub destroys the small park!
• the most expensive real estate in town - casa wildenberg – is direct neighbour: big discussions between investors, authorities, priests and politicians, using the residents of vila brandão as „the social argument“!

And now, Vila Brandão is in danger of expropriation!
João Henrique, the major of Salvador, has a big heart for real estate - and good connections.
Based on the deliberated PDDU (December 2008) – the urban direction of construction – through his deputies in a early morning marathon session, the way has now been opened to a skyscraper invasion on the seaside, buildings up to 18 floors! Don’t think about the ecological and urban results of such a policy!
And – of course – now it is time to get back good lands on the seaside – and the territory of Vila Brandão is one of the best in town. No place for poor people, no place for black people, no place for resistance in the center of the bourgeois dreams!
We’re talking about a total area of 17.000 m2 in Salvador’s top location – still not exactly defined.
Behind the story, there is a real estate fight between the mysterious construction company Marka and the Yachtclub about a piece of land of 360 m2 which became 2.200m2, after getting the construction license for an apart-hotel in the green area besides Vila Brandão, through the authorities…
An other company - ImoCom, portuguese multinational already involved in the Hotel-Hilton mega project in comercio, is claiming through the press the ownership of 17.000 m2, including the territory of Vila Brandão...
And, just by the way, a 3-4 years ago, Imocom still bought a resident’s house…and wanted to buy more!
The city council decides to expropriate – first of all: Vila Brandão, and a small piece of land of the Yachtclub.... to create public space...

Vila Brandão says no to expropriation!
The women of Vila Brandão have been active organizing a local action and an international solidarity campaign. The support of social movements in Salvador and of local lawyers permits to fight the expropriation-decree on a legal level.
The Vila is open to cultural events on sunday, some residents already met president Lula to give him the necessary information.
An international petition is online, signatures are urgently needed! Please help to spread it!

http://www.ipetitions.com/petition/vilabrandao/

more information’s at
http://casamatria.blogspot.com

24/03/2009

Não a desapropriação da Vila Brandão!

veja o artigo em alemão::
Não a desapropriação


Vila Brandão 69 anos de [R]existência from anapi on Vimeo.

A Vila Brandão, um dos bairros com o menor índice de criminalidade de Salvador - Bahia, vem desde 20 de março de 2009 sofrendo ameaças graves de desapropriação (decreto publicado e aprovado no diário oficial do município) por parte da Prefeitura e especulação imobiliária.

A cobiça por estas terras é bastante antiga, pois o local tem uma das vistas mais bonitas da cidade além de ser muito bem localizado. Porém a Vila tem aproximadamente 69 anos de [R]existência, o que faz dela um bairro e não uma invasão, como adoram dizer os noticiários. Portanto é de extrema falta de respeito que medidas como estas sejam tomadas impunimente, até o dia da publicação do decreto nenhum morador havia sido comunicado por algum representante legal da Prefeitura.

Neste momento, os moradores estão em busca de apoio para conseguir impugnar este decreto desonesto, além disso estão se esforçando para organizar um cadastro da população da Vila, bem como, juntando documentos como comprovantes de pagamento das contas: Água, Luz e IPTU. Para justificar para a prefeitura e sociedade em geral o motivo pelo qual estas terras não podem ser desapropriadas desta maneira.

São muitas as versões e se contradizem entre elas, uma diz que no lugar será construído um parque temático com mirante, numa cidade onde tantos monumentos históricos estão caindo aos pedaços e onde as pessoas têm muitas outras carências de caráter urgente.

Inclusive a Vila é um espaço aberto à sociedade em geral, ela possui uma praça com uma bela vista para a Baía de Todos os Santos, um campinho e uma entrada para o mar onde se pode tomar um delicioso banho. A comunidade local nunca impediu o acesso de ninguém, muitas pessoas que praticam o mergulho descem regularmente por lá.

A infra-estrutura só não é melhor porque a Prefeitura nunca deu um apoio concreto, por exemplo a Limpurb (empresa de coleta de lixo) nunca prestou qualquer serviço de manutenção para a limpeza da Vila. Tudo que lá existe é fruto da dedicação e empreendimento dos próprios moradores.

A Vila Brandão é um exemplo de convívio e respeito às diferenças, nela habitam pescadores, artistas, lavadeiras, estrangeiros, baianas do acarajé, pedreiros, muitas religiões, cores, culturas, além de crianças e idosos.

Para aqueles que ainda desconhecem, fica o convite para descobrir este quilombo urbano. E para aqueles que já sabem de toda esta história fica o convite para nos ajudar e apoiar para que a Vila Brandão continue a existir e prosperar.
- Ana Pi e Laura Fresno -


http://suburbioemfoco.blogspot.com/2009/03/vila-brandao-sera-desapropriada-pela.html

Revitalização da orla vai demolir sede de praia do Bahia...

20/03/2009

totalitarismo ! speculation! expropriation tentative in vila brandao

vila brandão is a 350 families community, existing since the 1940s. living in a – more or less - quiet way. Open to guests, a place of hospitality.

But aways involved in some kind of a fight...

• fishermen’s fight for free access to the sea – on the other side: the yachtclub
• residents fight for a childrens park – yachtclub, casa amarela are not enthusiastic...
• casa wildenberg – as torres – a real estate discussion bewteen investors, authorities, neighbours, priests and politicians, including the residents of vila brandão.

and now, all big fishes are in::
we’re talking about 11.000 m2 in salvador’s top location – a real estate fight between the misterious construction company Marka and the Yachtclub about a piece of land of 360 m2 which became 2.200m2 after getting the construction licence through the authorities... 40 years of „legal“occupation against a piece of paper with no legal qualification… the yachtclub wins in court … an other company coming into the play – ImoCom, portuguese multinational already involved in the Hotel-Hilton mega project in comercio, claiming 11.000 m2 as their own, including the territory of vila brandão, casa wildenberg and the yachtclub... Just a 3-4 years ago, Imocom bought a resident’s house… and wanted to buy more!
the city council decides to expropriate everybody – yachtclub and vila brandão... to create public space...
Strange, as most of the inhabitants already are paying IPTU for their houses - the local tax for landownership. Strange, as electricity, water, telefone are connected regularily to the inhabitants.
say no to totalitarian behaviour of politicians! no to real estate speculation in salvador! support vila brandão sign our petition here::

see a video here:: http://www.genwi.com/play/5867950

27/01/2009

casa matria - ponto cultura vila brandão.

this is nr.1 posting, with a little saudade already... ***
we are about to create an open space, um ponto de encontro. Onde culturas differentes se misturam. Onde podemos aprender ums dos outros. in vielen sprachen. hablando. muita arte. saber. musica. medicina e plantas. know how. pratico. natureza. comtabilidade. spiritual. criativo.

a vila brandão abre as portas.
um lugar chamado favela. uma comunidade com estória. identidade, esclusão e violência. as pessoas se misturam. gente diferente. e todos olhando o pôr do sol.
vamos fazer cursos e workshops de teatro, saude, dança, identidade... muita discussão. muito movimento. muita música. intercambio. exchange. austausch.
bemvindos e bemvindas na casa matria:ponto cultura vila brandão.vila brandão/barra/salvador/bahia/brasil.

ps: I'm silvia, sometimes I live in vila brandão. it feels so good. and its hard. as well.
I'm the casa matria director, from the neighbour-house. Together with célia, we do the concept, connect the people... petruska is managing casa matria. and nancy is giving her house to make it possible.
*** Now I'm in austria, where it's pretty cold & grey.