Mostrando postagens com marcador vila brandao. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador vila brandao. Mostrar todas as postagens

07/04/2012

Arte, cultura e cidadania para tod@s!!!

Domingo 15.04 sera o

JAM DA VILA !!!
Vem nos appoiar com a sua presença, a sua participação artistica, vamos ocupar a Vila Brandão com arte, cultura e cidadania para tod@s!!!

Estamos em fase pré-eleitoral, os atos de desapropriação publica em Salvador não param, o prefeito continua cooperando com as grandes imobiliárias, o patrimônio histórico e ecológico de Salvador é abandonado para criar lugar para novos prédios, hotéis, objetos de especulação.

A Vila Brandão foi retirada da atenção publica quando consegui combater o decreto de desapropriação, junto com a ouvidoria publica.
A punição pela vitória juridica segui logo: abandono completo da nossa comunidade!
Não temos acesso aos direitos de cidadão - faltam iluminação publica, limpeza urbana, infra-estrutura publica…
Até receber bolsa família é quase impossibilitado! E não vamos falar das contas de luz e água no padrão residencial da Vitória.

Mas sobre tudo falta a garantia de segurança para nos, aqui! Foi retirado o modulo da PM na entrada da comunidade, o nosso centro de cultura CASA MATRIA fica invadido, chegaram malandragem, violência e drogas nessa comunidade que era totalmente pacifica até o decreto da desapropriação!

Mas vamos restabelecer a vida normal na Vila Brandão! Ninguém agüenta mais o abandono pela cidade!
Vamos cuidar d@s crianças do lugar, salvar o meio ambiente, discutir, trocar saberes! Na Vila Brandão, moram muitas pessoas quem sabem cuidar das plantas, das ervas medicinais tradicionais e rituais, que querem revitalizar a fonte de água natural escondida, que querem dar palestras de construção de barco de pescador, de pesca… Estamos preparando uma cooperação com a secretária de agricultura para fazer um projeto de jardinagem; Tivemos uma primeira palestra sobre a saude da mulher com Sandra Munoz… e - estamos començando com o JAM da VILA ! vem nos appoiar!

12/12/2010

livros infantis gratuitos!

Itaú oferece livros infantis gratuitos
A Fundação Itaú Social está doando oito milhões de livros infantis, gratuitamente.
Para recebê-los, é só cadastrar-se no site (precisa de CPF, Identidade, CEP, data nascimento).
http://www.lerfazcrescer.com.br/#/home
Depois escolher a opção: Peça seu KIT
Eles remetem o livro para sua residência, sem nenhum custo.
Aproveite esta oportunidade de estimular o hábito da leitur
Banco Itaú - Feito Para Você
www.lerfazcrescer.com.br

29/09/2010

Uma "cola" completa: de Vânia a Dilma!!!!!!!

Amigas e amigos, o dia da eleção esta se aproximando -

Não esquecem a questão das desapropriações violentas e dos tentativos de desapropriação feitos pelo prefeito Joaõ Henrique em cooperação com impresas imobilíarias nacionais e internacionais - tambem e sobre tudo em respeito a Vila Brandão.
O interesse financeiro de pocos ( se trata de um clan de familias e amigos e parceiros) é causa da
destabilisação social de uma comunidade pacifica.
Quem nos ajudo na nossa luta contra a desapropriação foi a Ouvidoria publica, com a dotora Anhamona de Brito. Publico com grande prazer o apelo dela:

"O meu voto - melhor dizendo, meus votos, já que votaremos seis vezes no domingo! - será destinado as candidatas que conduzam as suas ações políticas e propostas em respeito à equidade, à dignidade e à diversidade; que primem pela autonomia das mulheres na esfera pública e privada, pelo combate ao sexismo e a todas as formas de violência contra a mulher; que defendam a laicidade do Estado brasileiro; que respeitem a autonomia dos movimentos sociais, o controle social e a participação popular na elaboração das políticas públicas; que tenham o combate ao racismo como questão fundante no seu fazer político; que combatam a homofobia; que lutem, principalmente no parlamento federal, pela descriminalização do aborto; que defendam a universalidade de políticas sociais e o respeito na gestão e na repartição dos recursos públicos.
Voto em Vânia Galvão - 13133 para Deputada Estadual;

Voto em Luiz Alberto - 1303 para Deputado Federal.

E peço que vocês, até domingo, analisem a possibildade de Vânia Galvão e Luiz Alberto terem seus votos! Vejam suas propostas e histórico político nos seguintes endereços eletrônicos: www.vaniagalvao.com.br http://www.luizalberto1303.com.br/site/ e http://www.deputadoluizalberto.com.br/

Façam o mesmo na definição dos demais cargos!

Aproveito a mensagem para passar uma "cola" completa: de Vânia a Dilma!!!!!!!

09/09/2010

Ingles para tod@s!

Amigas e amigos !
Infelizmente, o nosso centro esta aínda invadido por criminosos e estamos impossibiltadas de oferecer aulas no nosso centro na Vila Brandão.
Mas ninguem vai parar a ação educativa proposta pela Casa Matria!
Chegou outro professor de Ingles - o poeta americano Neil Addison - disponivel para dar cursos de conversação ingles.
Podem entrar em contato com migo para organizar aulas de graça para ativistas dos movimentos sociais de Salvador.
Silvia - info ( at) globalistas.net

14/08/2010

Troféu Palmares 2010

O TROFÉU - O Troféu Palmares foi instituído em 2008, para homenagear personalidades brasileiras, por seu trabalho em defesa da sociedade. No primeiro ano de realização, receberam a estatueta a atriz Zezé Mota, a Yalorixá Mãe Stella de Oxóssi e o ministro da Cultura, Juca Ferreira. No ano passado, os agraciados foram Mãe Beata de Iemanjá, Esther Grossi e Haroldo Costa.

Nos, as ativistas de Casa Matria, estamos muito orgolhosas de ver uma grande amiga, colega e - temos que dizer-lo- uma nossa "idole" - grande lutadora pelos diritos das mulheres negras - a sociologa Vilma REIS, professora de sociologia e ex-coordenadora do CEAFRO escolhida pela candidatura.
Apoiamos Vilma REIS e esperamos de ver-la entre as tres premiadas!
pode votar acqui:
As personalidades femininas que receberão o Troféu Palmares, este ano, serão escolhidas em votação aberta, a partir de hoje (06/08/10), pela Internet. As três homenageadas serão escolhidas entre as 15 mulheres selecionadas a partir de uma ampla consulta, envolvendo todo o quadro funcional da Fundação Cultural Palmares - servidores, funcionários e terceirizados.
Aliás, as homenagens da Palmares ao sexo feminino não se resumem à entrega do Troféu. Fechando a noite do dia 20, acontecerá o show Mães D´ Água, protagonizado por sete talentosas cantoras negras do Brasil: Alaíde Costa, Daúde, Luciana Mello, Margareth Menezes, Mart´nália, Paula Lima e Rosa Maria, que sobem ao palco acompanhadas por uma banda-base e uma super orquestra de 45 músicos.


26/06/2010



A architeta urbana Vilja Larjosto passou 2 meses na Casa Matria na Vila Brandão, estudando a possibilidade de implementar um projeto eco-ambientalistico a lungo prazo, com obietivo de criar uma renda para as moradoras e ajudar o desenvolvemento economico da comunidade, em pleno respeito do meio ambiente…
A cinta verde onde a Vila Brandão esta localizada, um pulmão para a cidade toda, esta permitindo de salvaguardar um ambito natural na metropolis de Salvador -
vamos lutar para manter esse equilibrio eco-social para o bem de todos!
vc pode ler/ver o artigo em finlandes na revista da cooperação internacional da Finlandia

07/05/2010

desapropriação sem critério!



we're not alone!
O prefeito tinha que anular o decreto de desapropriação na orla, na cidade baixada, da peninsula Itapagipe
( veja. Pode conferir também o blog de vania galvão o terra magazine)
Também a desapropriação do Campo Grande foi revocada. Mas o Prefeito continua anunciando outras desapropriações - sem consultar a população né definir claramente as aereas concernadas! 5 milhões de metros quadrados são ameaçados de desapropriação!
A politica brutal do prefeito JH assusta a população e é contra os direitos civis. Os decretos de desapropriação são, na sua maioria, ilegais e conectados a um grande interesse de especulação imobiliaria! O caso da Vila Brandão e das lagoas de Mussurunga na Avenida Paralela mostram claramente a intenção do prefeito - apoiar uma especulação imobiliaria aos custos de uma população sem direitos!
É tempo de legalizar e integrar as areas de moradia popular no perfil da cidade, como previsto nos programas do governo e de cooperação internacional. Tem que dar segurança a população e reconhecer o patrimonio imobilario de pessoas de baixa renda, morando em situações precarias.
O Campo Grande, a Peninsula Itapagipe, a Vila Brandão - são zonas vivas e protagonistas da cidade do futuro: lugares de encontros entre mundos differentes, lugares para rescatar talvez um poco de natureza e viver uma dimensão umana.

21/03/2010

Oficina Bombas de Semente na Vila Brandão



Jardinagem guerrilheira parte II: fabricando bombas de semente com a meninada da Vila Brandão / Guerrilla gardening part II: seed bomb factory with Vila Brandão girls


Hoje realizei oficina maravilhosa com as meninas da Vila Brandão e com a participação de Laura e Agatha. Fabricamos dúzias de bombas de semente com coentro, quiabo, camomila, girassol, urucum, melancia, maracuja etc..Adorei a recepção entusiastica das meninas!! Esperamos a secar sob um barco virado no canto do campo de futebol. No final da tarde voltamos para pegar e jogar nossas bolinhas cheia de vida natural para os terrenos ociosos no entorno da Vila Brandão. Até os meninos chegaram juntos com a gente e pegaram garrafas pet + terra preta para plantar. Que alegria nesse projeto depois de tanta dificuldade no início. Deu fruta e vou continuar com as crianças depois da viagem para o fórum no Rio.


A receita, encontrada na internet: 5 colheres de sopa de argila (vermelha, pegada de uma obra de construção), 5 colheres de sopa de cocô de minhoca (trazido da oficina de ontém), 1 colher de sopa de uma seleção de sementes e um pouquinho de água.



Today I had a wonderful workshop with some girls from Vila Brandão, also having Laura and Agatha participating. We fabricated dozens of seed bombs with sunflower, urucum, passion fruit, water melon, coriander, pepper, ocra etc..and I was really happy to see the enthusiasm of the girls! We let the seed bombs dry under a boat in the corner of the football field and came back in the late afternoon, to throw the green granades around the skirts of Vila Brnadão. Even the boys got interested in the funny "chocolate" balls and cut themselves small planting boxes of plastic bottles and climbed uphill to get black ground. Such a joy today..I promised to do more after my trip to the forum in Rio.


The recipe, found in the Internet: 5 table spoons of clay (from a construction site), 5 table spoons of worm castings (from yesterday workshop), 1 table spoon selection of seeds and a little water.

12/03/2010

2o ENCONTRO: preparo da horta na Vila Brandão


Olá todos!
Data: Neste domingo dia 14 de março às 7 horas da manha
Local: praça da Vila Brandão
Convidando todos para participar o preparo da horta / um jardim para todos na praça da Vila Brandão. Primeiro vamos retirar todo o lixo do local...

P.S. Experimentei bombas de semente em casa e deu certo...espero que brotem tbem!

Inviting everyone to start preparing the (kitchen) garden for all!
Date: This Sunday, march 14th at 7 am
Place: Vila Brandão´s square
The first thing to do is clean the place of all the trash...

P.S. I tried seed bombs at home with success! Hope they´ll sprout!

10/03/2010

Visita no Mirantes II e Bela Vista


Hoje visitei dois comunidades no subúrbio de Salvador com assosiações de moradores ativas. No Mirantes II com Alberto fizemos uma caminhada no sol para ver várias encostas ociosas com potencialidade de ser tornadas em cultivo de hortaliças. O problema de lixo e entulho é igual a Vila Brandão, mas já há uma fonte linda revitalizada por Embasa e a comunidade...Poderá servir como um exemplo para a restauração da fonte proximo à Vila Brandão! O mais interessante no Mirantes II foi um quintal com controle de erosão e plantio de hortaliças em pneus.

Outra visita foi feita na Bela Vista em Periperi, num centro de atividades comunitárias e educadoras. Lá a Lucia Laureana me apresentou um quintal silvestre, que era horta comunitária e será tornada em uma novamente, para servir moradores da comunidade. Um projeto ideal para inserir conceitos da permacultura! Eu vou revisitar lá no dia 9 de abril no mutirão para dar um jeitinho na colaboração.

Today I visited 2 communities in the suburbs of Salvador with active inhabitnts´associations. In Mirantes II Alberto showed me potential community garden areas between the dense settlement - and the problem on the hills seem to be same as in Vila Brandão - trash! But there is an exemplary natural fountain revitalization project implemented by Embasa together with the community. In addition there was one quintal turned into a kitchen garden with the help of car tyres!

Another visit at a community center in Bela Vista, Periperi with Lucia Laureana showed a beautiful overgrown backyard with a guava tree. The place used to be a community garden and will be turned into one again. An ideal project for inserting some permaculture concepts! Vila Brandão could learn a lot from this place.

09/03/2010

radio nacional austriaca faz reportagem sobre vila brandão

Eles passaram algums dias na nossa casa - a jornalista Ulla Ebner e o ativista Johannes Schmidt - preparando uma reportagem sobra a Casa Matria e o projeto de orticultura urbana proposto da Vilja…
Mas - Casa Matria esta ainda ocupada por os mesmos criminosos e assím, falamos com Ulla sobre o problema da desapropriação que esta ameaçando gran parte da orla de Salvador e da cidade baixa. Falamos da estrategia de criminalizar e diffamar a Vila Brandão e os seus abitantes e de criar um caos dentro da nossa comunidade pacifica.
Os interesses do grande capital imobiliario, representados pelo prefeito João Enrique, não querem uma comunidade de baixa renda no meio dos ricos… Não querem que uma comunidade que esiste da mais de 70 anos usufruia da localisação privilegiada para oferecer oportunidades de trabalho aos seus moradores, para desenvolver capacidades visioniarias de um outro mundo possivel!
O projeto da Casa Matria é um projeto de desenvolvemento sustentavel a nivel ecologico, ambiental e social. Quem impede o funzionamento da Casa Matria é parceiro dos desapropriadores!

02/03/2010

O projeto começou - um jardim para tod@s?

Voltei para Salvador no final de semana, convidada pela Casa Matria e com apoio da Helsinki University of Technology, para apresentar o meu trabaho final de graduação em paisagismo - uma proposta de horticultura urbana para Vila Brandão.
O trabalho foi bem recebido na minha terra e ganhou o prémio da tfg do ano 2009 na minha universidade. Foi a parte teórica...e depois vem a prática, finalmente! O projeto a ser realizado será direcionado pela situação atual na Vila Brandão e pelo fato de ter recursos mínimos em termos financiais. Terá oficinas relacionadas à agricultura urbana, ecologia e educação ambiental em intercâmbio com outras comunidades.
Já me conectei com várias profissionais e pessõas ativas nas áreas socio-ambientais como a socióloga Vilma Reis e a professora Marta Alencar do CEAFRO. E sobretudo, ontém já apresentamos o projeto à vereadora Vânia Galvão, PT Salvador, que nos indicou um contato super interessante Lúcia Laureana, profissional na gestão ambiental com um projeto de hortas comunitárias na comunidade de Bela Vista. E é pra lá que eu vou na proxima semana, para conhecer e trocar ideias!

I returned to Salvador last week, invited by Casa Matria and supported by a travel grant form Helsinki University of Technology, to present my master´s thesis in landscape architecture - a proposal of urban horticulture to Vila Brandão. It was awarded as the thesis of the year 2009 in my unversity. That was the theory..and now it´s practice, finally! The nature of the project to be realized will depend on the actual situation at Vila Brandão and currently minimal financial resources. There will be workshops related to urban agriculture, ecoogy and environmental education realiyed in exchange with other communities. I already got connected with various professionals and activists dealing with socio-envronmental issues, like sociologist Vilma Reis and teacher Marta Alencar do CEAFRO. And we already had the honor of presenting the project to vereadora Vânia Galvão, PT Salvador, who let us in contact with Lúcia Laureana, coordinator of an interesting community gardens project in the Bela Vista community. I will go visit her project & exchanging ideas next week!

28/01/2010

desapropriação dos pobres - presente para os super ricos!

english text coming next
Desde de março 2009 a Vila Brandão foi ameaçada por um ato de especulação imobiliária cruel, uma tentativa de desapropriação, decretada pelo atual prefeito de Salvador, João Henrique.
Graças à militância local, liderada pela associação d@s morador@s da comunidade, com apoio político nacional e ações internacionais de solidariedade da sociedade civil, acionadas pela Casa Mátria, o processo está interrompido temporariamente.

Mas a luta continua: Casa Mátria, o centro de coordenação digital e de solidariedade internacional na luta contra a desapropriação, foi arrombado e invadido por um grupo de criminosos! A inércia e a ausência do Estado e dos seus órgãos executivos, juntamente a atos de corrupção e uma confusão criada propositalmente pelas empresas imobiliárias e os seus parceiros políticos permitem esse ato de brutalidade explicita contra um projeto liderado por mulheres!
E sabemos mais ainda – é política mesmo de abandonar a Vila Brandão à sua própria sorte!
Essa comunidade de baixa renda, numa localização privilegiada no centro da cidade e na beira do mar, pacífica, possuindo uma das mais baixas taxas de criminalidade de Salvador, esta sendo jogada pela administração do João Henrique no chaos! A imgagem dessa comunidade esta sendo jogada no lixo, @s morador@s são criminalisad@s na imagem publica!
Isso é uma ação direcionada diretamente para implementar a desapropriação – o seja o roubo organizado - com desculpa de combater uma comunidade criminosa!
Vem nos apoiar na nossa luta!
Casa Mátria esta propondo um projeto de horticultura urbana a partir de março 2010 - iscripções abertas!

17/08/2009

URBAN HORTICULTURE IN VILA BRANDÃO / HORTICULTURA URBANA NA VILA BRANDÃO

We are very happy to announce the Casa Matria residency project by VILJA LARJOSTO (University of Helsinki) / estamos felizes de apresentar o projeto de residencia scientifica de Vilja Larjosto::
URBAN HORTICULTURE IN VILA BRANDÃO / HORTICULTURA URBANA NA VILA BRANDÃO
" The proposal is based on my master’s thesis (1/2009) in landscape architecture, an urban agriculture plan for Vila Brandão’s immediate surroundings. The aim of the residency is to start a long-term social & ecological project in the community to strengthen its position.
During the residency a kitchen garden for Casa Matria will be designed and realized. Opportunities for expanding the horticulture project in Vila Brandão will be studied. Partnership(s) with local university, ONGs and other partners will be sought. The proposal will be presented to local municipal authorities. 1-3 garden workshops with different themes will be held with the residents of the community."

"A proposta está baseada no meu trabalho final de graduação (1/2009) em arquitetura paisagista, uma proposta de agricultura urbana nas proximidades da Vila Brandão. O alvo da residência é iniciar um projeto sócio-ecológico de prazo longo para fortaleçer a posição da comunidade.
Durante a residência a horta da Casa Matria será desenhada e realizada. Serão estudadas as oportunidades para ampliar o projeto da horticultura na Vila Brandão. Parcería(s) com universidades, ONGs e outros parceiros locais serão procuradas. A proposta será apresentada para a prefeitura. 1-3 oficinas relacionadas ao tema serão realizadas com os moradores da comunidade."
more details coming soon / mas informações em breve

13/08/2009

our manifesto – our credo
Casa Mátria is an open, socio-cultural center, based on gender-, race and social justice, full respect of diversity, dedication to our environment, visionary culture & arts, politics & economics.
Social peace, ecology and sustainable development are our main objectives. Casa Mátria is all about social responsibility and cultural freedom.
Casa Mátria is open to organizations or individuals who want to join forces in that cause.
get our feed to be informed about the new residency programs starting in february 2010


23/07/2009

boas noticias! Professora Holly chegando!

car@s amig@s!
O ato criminoso do Roberval, do seu irmão Alex Roma e esposa de invadir a Casa Matria para ganancia e lucro individual encontraraõ um fim breve!
Com a a ocupação do espaço, eles não so impedirem as sessoes de acupuntura oferecidos gratis a comunidade pelo Seth, os cursos de musica pelo prof. Günther e a possibilidade de usar o espacio para encontros nos dias de chuva.
Nesse momento, se perdem cursos de dança, ritual e meditação para os jovems da nossa comunidade. A professora Holly Shere (EUA) é uma artista com raizes no ritual e no folclore, ela é educatora para mulheres nos EUA e ensegna religões do mundo e spiritualidade. Holly passera o mes de julho e agosto na nossa casa de appoio, a "Residência Casa Matria". Talvez vocês teram a ocasão de conhecer-la e fazer alguma sessão juntos!
até logo! silvia

04/06/2009

venha & participe! domingo, 7.junho 2009

Car@s amig@s, dear friends of Vila Brandão.
A nossa petição conta hoje com mais de 650 assinaturas! We have more then 650 signatures in Pro Vila Brandão!
Morador@s, estudantes, professores universitários, architetos, politicos, jornalistas, turistas, associações pelos direitos umanos do Brasil, da Europa, da America Latina appoiam a nossa luta - uma luta para o direito a moradia em Salvador! From all over the world, people is joining our struggle for the right of residency in Salvador.
Thank you so much for your support - muito obrigados pela vossa ajuda!!!
SALVADOR NEEDS TO LEGALIZE LANDPROPERTY IN THE COMMUNITIES - SALVADOR PRECISA REGULARIZAR A MORADIA NAS COMUNIDADES CARENTES DA CIDADE - QUEREMOS AS NOSSAS ESCRITURAS! QUEREMOS OS DIREITOS DE CIDADANIA!
VAMOS JUNT@S NESSA LUTA - domingo -7.06. - ação na Vila Brandão - venha!

casa matria invadida!

Que scandalo! A casa matria, este centro cultural, oferecido por nos mulheres - Célia Mara, Silvia e Nancy - que estamos costruindo com o appoio e a força de muitos vizinhos na Vila Brandão - um espaço para a nossa comunidade, para a cultura e a educação - é stato invadido pelo morador Roberval! Sem vergonha, ele coloquou o seu irmão Alex - junto com a familia dele - para invadir o espaço!
É uma familia que tem varias casas na federação e na vila brandão, Alex é impregado na EMBASA - não tem necessidade nehuma!
Mas é o esemplo de um prefeito no servicio da especulação immobiliaria, é o resultado dos tentativos de corupção da parte dos politicos involvidos na especulação com a Vila Brandão, do dinheiro ( e do churasco e cerveja) oferecido a algums moradores para assinar em pro da costrução dos edificios em questão, é resultado tambem desse abandono a nos mesmos da parte da cidade.
Como moradores de um bairo pobre, somos sem direitos - vitimas de uma violência que depois justifica a esclusão social! Paramos com isso!!! A Vila Brandão tem dignidade - somos pessoas dignas a morar acqui - não queremos ne violência, ne drogas, ne intimidações. Queremos os nossos direitos!!!! Queremos assistencia social, vigilança, infraestrutura - saude… ser incluidos na cidade!

14/05/2009

casa matria - melhorias necessárias !

Car@s vizinh@s, carissim@s amig@s, prezad@s morador@as da Vila Brandão!

Célia Mara e eu, e Nancy tambem do seu lado - estamos tristes de não poder estar com vocês agora para discutir a situação da casa matria.
La casa mátria esta numa phase delicata - buscando recursos para fazer as reformas necessárias, para ter o appoio institucional necessário para ter o nosso programa ambitioso a ser realizado. E tudo isso no meio da confusão geral che a situação politica criou para nos!

Para vocês, que estam na Vila - Seth e Alex o Rasta estão tomando a iniciativa! Seth esta oferecendo sessões de acupuntura para vocês, que maravilha! E Alex esta lá, para poder cuidar dessa flor tão frágil que é a Casa Mátria.
Talvez já pode dar um jeito para começar a plantar uma horta com os jovens…? Quem esta interessado, contacta por favor o Alex, o Seth. O Petruska, claramente!

Infelizmente, algumas pessoas já pegaram o pouco de útil e o material de construção que estava na casa - gentilmente, devolvem de novo o que estava lá! Precisamos desse material para fazer as reformas! E precisamos de muito mais!

Antes das reformas necessárias, a casa mátria esta a disposição para

• reuniões da associação – basta levar uma cadeira… (e ajudar a dar uma limpeza)
• dar aulas para os moradores (p.e. musica) – vocês são benvindos!
• estudar em paz… é Casa Matria
• se vocês tem idéias ou projetos que beneficiam a comunidade – falem com a gente, vamos realizar o possível.

Um grande abraço e esperança!

Silvia Jura & Célia Mara

E vocês podem nos escrever diretamente: info@globalista.info