Mostrando postagens com marcador ação comunitaria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ação comunitaria. Mostrar todas as postagens

17/10/2014

Yachtclub, Especulação na Brandão e um outro esemplo: Vila Autódromo


A Vila Brandão esta sofrendo de novo, nesse período, um ataque pesado pelo Yachtclub. 
Vou postar em breve um artigo detalhado sobre o projeto do Yachtclub, que prevê a eliminação a longo prazo da nossa Comunidade, colocando prédios de 3 andares, estaleiros e oficinas na beira do mar - na ultima zona verde publica da Vitoria!
O projeto prevê um quadra esportiva de uso e acesso exclusivo pelos sócios do Yachtclub  - no lugar da aera verde da comunidade, único lugar recreativo dos moradores da Vila Brandão e das comunidades nas vizinhanças. Se trata do ultimo acesso ao mar livre e publico na Vitoria!
(projeto: palestras esportivas / casamatria 2011)

O Yachtclub, que esta invadindo da tempo o terreno da marina para se enriquecer, esta negociando um contrato de aluguel (comodato) para essa quadra por os próximos 25 anos á comunidade. Depois acaba o direito de usar o espaço.
Porque a associação dos moradores da Vila Brandão quer assinar um contrato desse tipo? Quero respostas!
Vamos apresentar mais fatos no próximo post. 

Mas agora, quero mostrar um exemplo de uma comunidade no Rio de Janeiro, que esta lutando com vários métodos contra a especulação imobiliária. Um exemplo para a Vila Brandão, um exemplo pela associação dos moradores.



A Vila Autódromo é uma comunidade muito parecida com a Vila Brandão o a Gamboa

Localizada em área privilegiada da cidade do Rio de Janeiro, na lagoa de Jacarepaguá, está refém de especulação imobiliária. Uma comunidade que existe ha mais de 30 anos, formalizada, representada pela defensoria publica… 
A associação dos moradores abriu uma parceria multidisciplinar com arquitetos, urbanistas, sociólogos com a ETTERN na UFRJ e criaram planos alternativos pela comunidade - incluindo os aspectos de saúde, educação, saneamento básico, transporte etc.… Projetos que ganharam prêmios internacionais do Banco Alemão para serem realizados.
Mas o prefeito do Rio não quer a pareceria urbanística com a comunidade!
Ultimamente, pelas Olympiades, o grupo imobiliário Carvalho Hosken (proprietário de muita terra nas vizinhanças), junto aos conglomerados ODEBRECHT  & Andrade Gutierrez, presentearam um novo projeto pelo parco olímpico - e o prefeito Eduardo Paes (PMDB)quis remover os moradores.
A metade da comunidade esta em resistência, algumas famílias aceitaram a mudança em apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida a 1 KM da Vila, no Parque residencial Carioca, outras decideram ficar – e lutar parar uma re-urbanisação da comunidade, incluindo saneamento basico, crêche, ruas etc… 
Vcs. podem ler o artigo em baixo para se informar mais. 
É um exemplo da luta de uma sociedade civil forte e organizada para afrontar um governo PMDB, liderado pelo prefeito Eduardo Paes no Rio de Janeiro.


http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/09/moradores-da-vila-autodromo-protestam-por-urbanizacao-da-comunidade

http://favelissues.com/2011/12/14/the-olympic-juggernaut-hits-rio-de-janeiro-is-there-a-compelling-new-story-2/

http://www.boell.de/de/2014/04/19/ein-gallisches-dorf-brasilien


02/03/2010

O projeto começou - um jardim para tod@s?

Voltei para Salvador no final de semana, convidada pela Casa Matria e com apoio da Helsinki University of Technology, para apresentar o meu trabaho final de graduação em paisagismo - uma proposta de horticultura urbana para Vila Brandão.
O trabalho foi bem recebido na minha terra e ganhou o prémio da tfg do ano 2009 na minha universidade. Foi a parte teórica...e depois vem a prática, finalmente! O projeto a ser realizado será direcionado pela situação atual na Vila Brandão e pelo fato de ter recursos mínimos em termos financiais. Terá oficinas relacionadas à agricultura urbana, ecologia e educação ambiental em intercâmbio com outras comunidades.
Já me conectei com várias profissionais e pessõas ativas nas áreas socio-ambientais como a socióloga Vilma Reis e a professora Marta Alencar do CEAFRO. E sobretudo, ontém já apresentamos o projeto à vereadora Vânia Galvão, PT Salvador, que nos indicou um contato super interessante Lúcia Laureana, profissional na gestão ambiental com um projeto de hortas comunitárias na comunidade de Bela Vista. E é pra lá que eu vou na proxima semana, para conhecer e trocar ideias!

I returned to Salvador last week, invited by Casa Matria and supported by a travel grant form Helsinki University of Technology, to present my master´s thesis in landscape architecture - a proposal of urban horticulture to Vila Brandão. It was awarded as the thesis of the year 2009 in my unversity. That was the theory..and now it´s practice, finally! The nature of the project to be realized will depend on the actual situation at Vila Brandão and currently minimal financial resources. There will be workshops related to urban agriculture, ecoogy and environmental education realiyed in exchange with other communities. I already got connected with various professionals and activists dealing with socio-envronmental issues, like sociologist Vilma Reis and teacher Marta Alencar do CEAFRO. And we already had the honor of presenting the project to vereadora Vânia Galvão, PT Salvador, who let us in contact with Lúcia Laureana, coordinator of an interesting community gardens project in the Bela Vista community. I will go visit her project & exchanging ideas next week!

28/01/2010

desapropriação dos pobres - presente para os super ricos!

english text coming next
Desde de março 2009 a Vila Brandão foi ameaçada por um ato de especulação imobiliária cruel, uma tentativa de desapropriação, decretada pelo atual prefeito de Salvador, João Henrique.
Graças à militância local, liderada pela associação d@s morador@s da comunidade, com apoio político nacional e ações internacionais de solidariedade da sociedade civil, acionadas pela Casa Mátria, o processo está interrompido temporariamente.

Mas a luta continua: Casa Mátria, o centro de coordenação digital e de solidariedade internacional na luta contra a desapropriação, foi arrombado e invadido por um grupo de criminosos! A inércia e a ausência do Estado e dos seus órgãos executivos, juntamente a atos de corrupção e uma confusão criada propositalmente pelas empresas imobiliárias e os seus parceiros políticos permitem esse ato de brutalidade explicita contra um projeto liderado por mulheres!
E sabemos mais ainda – é política mesmo de abandonar a Vila Brandão à sua própria sorte!
Essa comunidade de baixa renda, numa localização privilegiada no centro da cidade e na beira do mar, pacífica, possuindo uma das mais baixas taxas de criminalidade de Salvador, esta sendo jogada pela administração do João Henrique no chaos! A imgagem dessa comunidade esta sendo jogada no lixo, @s morador@s são criminalisad@s na imagem publica!
Isso é uma ação direcionada diretamente para implementar a desapropriação – o seja o roubo organizado - com desculpa de combater uma comunidade criminosa!
Vem nos apoiar na nossa luta!
Casa Mátria esta propondo um projeto de horticultura urbana a partir de março 2010 - iscripções abertas!

03/08/2009

crianças no boxe - um divertimento!

O workshop de boxe - oferecido por Ade, um amigo dos EUA - foi um grande divertimento pelas crianças da Vila. Fotos seguiram em breve.
Mas: o workshop aconteceu ao ar livre, no campo - invez de poder acontecer na Casa Matria, até agora ainda invadida no nome do Roberval pelo Alex Roma e mulher Joana.
Quando é que eles vão sair desse espaço?

25/03/2009

Lula, vitorias e um domingo na vila!

Queridos amig@s,

primeiro gostaria de agradecer toda a força que têm dado a este caso.
Ontem, dia 23, o nosso presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, estava em Salvador e, nesta oportunidade um grande ato foi feito. Representantes da Vila foram ao seu encontro no Teatro Castro Alves e logo após seu discurso, uma criança da Vila foi corajosamente entregar a ele um bouquet de flores com uma cartinha dela própria e todo o dossiê organizado até então pelos moradores da Vila, com matérias nos jornais, o tal decreto e enfim, segundo eles foi um momento inesquecível, ainda mais que o seu discurso era justamente em relação às políticas de terra do nosso país.

Hoje, dia 24, muitas outras medidas importantes continuaram a ser tomadas, uma série de advogados se colocaram à disposição e amanhã representantes da Vila vão junto a eles, dar início ao processo de impugnação deste decreto. Uma vitória!!!

Estamos nos programando para fazer um grande evento neste domingo, dia 29, com a participação dos moradores e todos estes amigos da Vila.

A programação ainda não está definida, mas a idéia é iniciarmos o dia às 10hs com um café da manhã de frutas [todos colaborando], em seguida a fala de, Petruska, uma das representantes da Vila para maiores esclarecimentos.
E atividades se estenderiam por todo o dia contando com:

* Intervenções Ambientais e Artísticas
* Passeio de barco, com os pescadores, pela encosta do Corredor da Vitória
* Banhos de mar e mergulho na praia da Vila
* Visitas guiadas pela Vila, com a explicação histórica contada pelas crianças
* Exposição de fotos da Vila realizadas pelas crianças em uma oficina no ínicio deste ano
* Baba, moradores X visitantes
* Reunião de grupos de ação, para organização de manifestação para a próxima semana
* Exibição de vídeos com a temática.
* Roda de capoeira angola e de samba ao final.
* E o que ocorrer...

Nesta ocasião será vendido acarajé, outros quitutes, sucos e demais.
A idéia é uma programação agradável de domingo, para tomarmos todos a consciência deste importante e potencial espaço da cidade, conversarmos sobre melhorias e enfim.

Acompanhem as notícias, bem como façam seus comentários e sugestões através deste site http://casamatria.blogspot.com/ , ele estará sempre com as atualizações, assim ficará mais fácil de todos se comunicarem, mas não deixem de fazê-lo por favor, estamos precisando muito desta ajuda, manifestada inclusive através de atos simples!!!

Agora o vídeo "instantâneo", Vila Brandão 69 anos de [R]existência, está também no youtube, me ajudem a continuar divulgando:
http://www.youtube.com/watch?v=KUfExywzo2M


Hoje recebi uma mensagem que vale muito a pena ser lida, trata de uma reflexão mais ampla, tendo outro exemplo muito próximo:


SALVADOR PEDE SOCORRO- TEXTO QUESTIONADOR

Nao dá para ficar indignado o tempo todo. Ás vezes tenho vontade de fechar a cabeça, renunciar a enfrentar mais uma briga, visto a pouca mobilizaçao da sociedade quando se trata de re-pública. Cada um parece só se alarmar quando o problema vem bater à própria porta e ameaça invadir seu bem-estar. individual e imediato. Hoje de manhã, deste gostoso domingo de sol discreto, após ler a denúncia da lúcida jornalista Mary Weinstein no jornal A Tarde sob o título "Barra muda de paisagem", uma chamada de telefone me leva a depressão. Uma moradora da Barra me informa que fora colocado um imenso tapume ao longo da ladeira da Barra, do lado da encosta, preparando o terreno para a construção de um gigantesco edifício que irá definitivamente obstruir a vista deslumbrante da baía para quem vai em direção à Barra. Há probabilidade que os responsáveis sejam a portuguesa Imocom, a mesma do hotel Hilton/Comércio. Algum de vocês teve acesso ao projeto? Mais uma vez se evidencia o monopólio ditatorial das imobiliárias, a ganância de uma minoria contra a qualidade de vida, a sensibilidade e os direitos da população. Façam a conta do que Salvador perdeu nestes quase quatro anos com a eleição desastrada do atual prefeito, o Exterminador do Futuro. É assustador. A derrubada, em fim de semana, da mansao Wildberger, no belo largo da Vitória para construção de mais um espigão. A derrubada, em fim de semana, do Clube Português, na Pituba, nem se sabe para que projeto. O alvará para se construir um hotel Hilton junto ao Mercado Modelo, totalmente desproporcionado ao contexto urbano. É bom lembrar que a cadeia Hilton não será proprietária do imóvel. O desaparecimento de um rio da avenida Centenário, sob toneladas de concreto, no momento que o mundo inteiro fala de preservação ecológica. A derrubada, durante a madrugada, de seis árvores no porto da Barra sem que a população fosse informada. A retirada da tradicional pedra portuguesa do mesmo porto da Barra, substituida por concreto com alguns enfeitos de granito, impermeabilizando a terra e criando microclima mais calorento. Agora o roubo da paisagem da ladeira da Barra, com a omissão do Conselho Estadual de Cultura, os argumentos burocráticos do Iphan, a omissão conivente do Etelfi e os aplausos eleitoreiros da Amabarra. Amanhã, será aprovado o projeto demolidor do Marcos Cidreira para o Comércio. Depois de amanhã, o vasto quartel dos Fuzileiros Navais, perto do Pilar será vendido a imobiliárias para mais especulação. Enquanto isso, nossa cidade carece dramaticamente de áreas verdes. E os galpões do porto, em vez de adaptados como em Belém ou Barcelona, serão derrubados para mais alguns shopping centers. E já que baiano tem os EUA como referência cultural o brigatória, é bom lembrar que em Miami, as residências Art Deco (1925) do Ocean Drive foram tombadas e nao podem ser demolidas. Veja o que fizeram aqui com o corredor da Vitória... Chegou o momento de dar um basta a tanta agressão sob pretexto de modernidade. Chegou o momento de questionar a sanidade de alguns dirigentes. Chegou o momento de fazermos uma assembléia geral e avaliar o prosseguimento deste holocausto cultural. Ajudem a programar uma verdadeira ofensiva. É caso urgente de sobrevivência para Salvador! ACORDEM!
Dimitri Ganzelevitch
Presidente da Associação Cultural Viva Salvador