Mostrando postagens com marcador vila brandão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador vila brandão. Mostrar todas as postagens

07/04/2012

Arte, cultura e cidadania para tod@s!!!

Domingo 15.04 sera o

JAM DA VILA !!!
Vem nos appoiar com a sua presença, a sua participação artistica, vamos ocupar a Vila Brandão com arte, cultura e cidadania para tod@s!!!

Estamos em fase pré-eleitoral, os atos de desapropriação publica em Salvador não param, o prefeito continua cooperando com as grandes imobiliárias, o patrimônio histórico e ecológico de Salvador é abandonado para criar lugar para novos prédios, hotéis, objetos de especulação.

A Vila Brandão foi retirada da atenção publica quando consegui combater o decreto de desapropriação, junto com a ouvidoria publica.
A punição pela vitória juridica segui logo: abandono completo da nossa comunidade!
Não temos acesso aos direitos de cidadão - faltam iluminação publica, limpeza urbana, infra-estrutura publica…
Até receber bolsa família é quase impossibilitado! E não vamos falar das contas de luz e água no padrão residencial da Vitória.

Mas sobre tudo falta a garantia de segurança para nos, aqui! Foi retirado o modulo da PM na entrada da comunidade, o nosso centro de cultura CASA MATRIA fica invadido, chegaram malandragem, violência e drogas nessa comunidade que era totalmente pacifica até o decreto da desapropriação!

Mas vamos restabelecer a vida normal na Vila Brandão! Ninguém agüenta mais o abandono pela cidade!
Vamos cuidar d@s crianças do lugar, salvar o meio ambiente, discutir, trocar saberes! Na Vila Brandão, moram muitas pessoas quem sabem cuidar das plantas, das ervas medicinais tradicionais e rituais, que querem revitalizar a fonte de água natural escondida, que querem dar palestras de construção de barco de pescador, de pesca… Estamos preparando uma cooperação com a secretária de agricultura para fazer um projeto de jardinagem; Tivemos uma primeira palestra sobre a saude da mulher com Sandra Munoz… e - estamos començando com o JAM da VILA ! vem nos appoiar!

25/06/2010

Ingles para tod@s!

Estamos preparando un sistema de intercambio cultural globalista! we are preparing a globalista approach to exchange knowledge. Starting now with a trip through different groups of activists in Salvador.
Vamos conectar ativistas, artistas, scientistas do mundo inteiro. Queremos comunicar - falar os uns com os outros, trocar ideias e saber.
Estamos oferecendo aos grupos da sociedade civil - aos ativistas de um mundo melhor - a possibilidade de partecipar a aulas de ingles basicas, conversação oferta por voluntarios, interessados em conhecer os seus projetos.
we are offering you the possibility to give conversation classes in english to activists of Salvador's civil society. To connect like minded people.
o meu contato:
silvia( @ ) casamatria.net

07/05/2010

desapropriação sem critério!



we're not alone!
O prefeito tinha que anular o decreto de desapropriação na orla, na cidade baixada, da peninsula Itapagipe
( veja. Pode conferir também o blog de vania galvão o terra magazine)
Também a desapropriação do Campo Grande foi revocada. Mas o Prefeito continua anunciando outras desapropriações - sem consultar a população né definir claramente as aereas concernadas! 5 milhões de metros quadrados são ameaçados de desapropriação!
A politica brutal do prefeito JH assusta a população e é contra os direitos civis. Os decretos de desapropriação são, na sua maioria, ilegais e conectados a um grande interesse de especulação imobiliaria! O caso da Vila Brandão e das lagoas de Mussurunga na Avenida Paralela mostram claramente a intenção do prefeito - apoiar uma especulação imobiliaria aos custos de uma população sem direitos!
É tempo de legalizar e integrar as areas de moradia popular no perfil da cidade, como previsto nos programas do governo e de cooperação internacional. Tem que dar segurança a população e reconhecer o patrimonio imobilario de pessoas de baixa renda, morando em situações precarias.
O Campo Grande, a Peninsula Itapagipe, a Vila Brandão - são zonas vivas e protagonistas da cidade do futuro: lugares de encontros entre mundos differentes, lugares para rescatar talvez um poco de natureza e viver uma dimensão umana.

08/04/2010

Limpeza no marginal?


A Rita, moradora da Vila Brandão tinha chamado a Limpurb para retirar o lixo deste canto da Vila. Marcaram hoje no dia 8 de abril, mas como choveu bastante, o equipe da Limpurb não apareceu. E a quantidade do lixo?! Na imagem parece um pouco só, mas sob a cobertura verde abundante existe um aterro de entulho há décadas! É uma montanha de sofás, controles, sacos plásticos, brinquedos, quarda chuvas, restos de material de construção...e alguns cem métros à direção da área inferior natural existe uma fonte natural de água - será que essa água aínda está fresca? E não é só aqui. Viu as fotos que postei depois da visita na periféria, Mirantes II. Ignorância somada com a falta (de provisão) de educação ambiental e com serviços públicos inadequados?


Rita, living in Vila Brandão called the municipal waste management organ Limpurb to clean this edge of the squatter settlement. Their team was supposed to come today, but obviously the heavy rain canceled their mobilization. And the amount of trash?! In the picture it looks quite clean, but under the flourushing green cover there is a mountain of plastic, old couches, remote controls, construction waste, toys...This spot has been a dump for decades and only a few hundred meters below in the "natural" area there is a fountain of fresh (?still?) water, used by Vila Brandão dwellers years ago, before prohibition. But the trash is not only here, just take a look at the pictures I posted after the visit in Mirantes II, periphery of Salvador. My guess: ignorance plus lack (of provision) of environmental education plus inadequate public services.

21/03/2010

Semeando na Vila Brandão





















Ia colocar isso no blog na sexta feira 19.3. mas a rede caiu...na Bahia...


Fotos: 1. Jardinagem guerrilheira nas margens da Vila Brandão: espalhando sementes de girassol e quiabo no caminho / Guerrilla gardening at the edge of Vila Brandão, spreading sunflower and ocra seeds on the way

2. Mudas em casa / seedlings at home



Mudamos de esquema, como aos poucos estão surgindo os problemas iniciais e no entanto outras oportunidades...Limpamos a área da cruz, embora que encontramos umas atitudes resistentes. Enfim, nessa semana não voltamos naquela área cheia de pedras - isso será na agenda mais tarde. Em casa sementes de coentro e quiabo germinaram bem, e também plantei maracujá, pimenta, coco buri, melancia e girassol. No domingo e nas semanas que vem vamos ajudar os moradores com seus jardins e hortas pequenos. Também vamos fazer a oficina de bombas de semente com as crianças em breve. Na semana que vem viajarei para o Rio de Janeiro para participar o Fórum Urbano Mundial das Nações Unidas, com o tema direito à cidade.


Amanha: participação na oficina de vermicompostagem em Patamares - cocô de minhoca faz bem à horta e as cascas de fruta serão recicladas!


Modifying the plan to conquer the inicial problems and to catch other opportunities...Together with my partner - unfortunately no one from the community - we cleaned the area behind the cross, although we met resistant attitudes. The rest of the work on that stony patch will be postponed. At home seedlings of ocra and coriander germinated well, and I planted some water melon, passion fruit, chili and sunflower seeds among others... I threw my seed bombs out before the rain and soon we´ll have the seed bomb workshop with the kids. Next week I travel to Rio de Janeiro to participate UN-Habitat World Urban Forum.


Tomorrow: participating at a vermicompost workshop in Patamares and hopefully building one at home soon!

09/03/2010

radio nacional austriaca faz reportagem sobre vila brandão

Eles passaram algums dias na nossa casa - a jornalista Ulla Ebner e o ativista Johannes Schmidt - preparando uma reportagem sobra a Casa Matria e o projeto de orticultura urbana proposto da Vilja…
Mas - Casa Matria esta ainda ocupada por os mesmos criminosos e assím, falamos com Ulla sobre o problema da desapropriação que esta ameaçando gran parte da orla de Salvador e da cidade baixa. Falamos da estrategia de criminalizar e diffamar a Vila Brandão e os seus abitantes e de criar um caos dentro da nossa comunidade pacifica.
Os interesses do grande capital imobiliario, representados pelo prefeito João Enrique, não querem uma comunidade de baixa renda no meio dos ricos… Não querem que uma comunidade que esiste da mais de 70 anos usufruia da localisação privilegiada para oferecer oportunidades de trabalho aos seus moradores, para desenvolver capacidades visioniarias de um outro mundo possivel!
O projeto da Casa Matria é um projeto de desenvolvemento sustentavel a nivel ecologico, ambiental e social. Quem impede o funzionamento da Casa Matria é parceiro dos desapropriadores!

04/03/2010

Primeiro encontro no domingo as 17

Oi todos!
Data: Nesse domingo dia 7 de março as 17 horas
Local: Vila Brandão, ali em baixo ao lado do campo de futebol, em frente da portão da Casa Amarela
Eu vou me apresentar e vamos nos encontrar para discutir e trocar ideias e iniciar o projeto Jardim Para Todos. Tudo mundo seja bem vindo, da comunidade ou fora...

First community meeting to exhange ideas and start the project Jardim Para Todos
Date: This Sunday, March 7th at 17:00
Place: Vila Brandão, next to the football field, in front of Casa Amarela´s gate
Everyone is welcome, from Vila Brandão and outside!

02/03/2010

O projeto começou - um jardim para tod@s?

Voltei para Salvador no final de semana, convidada pela Casa Matria e com apoio da Helsinki University of Technology, para apresentar o meu trabaho final de graduação em paisagismo - uma proposta de horticultura urbana para Vila Brandão.
O trabalho foi bem recebido na minha terra e ganhou o prémio da tfg do ano 2009 na minha universidade. Foi a parte teórica...e depois vem a prática, finalmente! O projeto a ser realizado será direcionado pela situação atual na Vila Brandão e pelo fato de ter recursos mínimos em termos financiais. Terá oficinas relacionadas à agricultura urbana, ecologia e educação ambiental em intercâmbio com outras comunidades.
Já me conectei com várias profissionais e pessõas ativas nas áreas socio-ambientais como a socióloga Vilma Reis e a professora Marta Alencar do CEAFRO. E sobretudo, ontém já apresentamos o projeto à vereadora Vânia Galvão, PT Salvador, que nos indicou um contato super interessante Lúcia Laureana, profissional na gestão ambiental com um projeto de hortas comunitárias na comunidade de Bela Vista. E é pra lá que eu vou na proxima semana, para conhecer e trocar ideias!

I returned to Salvador last week, invited by Casa Matria and supported by a travel grant form Helsinki University of Technology, to present my master´s thesis in landscape architecture - a proposal of urban horticulture to Vila Brandão. It was awarded as the thesis of the year 2009 in my unversity. That was the theory..and now it´s practice, finally! The nature of the project to be realized will depend on the actual situation at Vila Brandão and currently minimal financial resources. There will be workshops related to urban agriculture, ecoogy and environmental education realiyed in exchange with other communities. I already got connected with various professionals and activists dealing with socio-envronmental issues, like sociologist Vilma Reis and teacher Marta Alencar do CEAFRO. And we already had the honor of presenting the project to vereadora Vânia Galvão, PT Salvador, who let us in contact with Lúcia Laureana, coordinator of an interesting community gardens project in the Bela Vista community. I will go visit her project & exchanging ideas next week!

03/08/2009

crianças no boxe - um divertimento!

O workshop de boxe - oferecido por Ade, um amigo dos EUA - foi um grande divertimento pelas crianças da Vila. Fotos seguiram em breve.
Mas: o workshop aconteceu ao ar livre, no campo - invez de poder acontecer na Casa Matria, até agora ainda invadida no nome do Roberval pelo Alex Roma e mulher Joana.
Quando é que eles vão sair desse espaço?

06/04/2009

momentos em viena!

car@s amig@s!
no palco da grande manifestação do dia 28 de março contro a especulação financeira mundial gravamos algums momentos. podem assistir agora célia mara & samba attac apresentando a causa da vila brandão!
a manifestação em viena contou com 20.000 pessoas!
abraços silvia

31/03/2009

Dia internacional contra a especulação finançeira e imobiliaria

bahia em pauta: on 29-03-2009
Grito baiano contra a especulação alcança a Europa
nos, que estamos dentro dos movimentos sociais na europa, estamos cançados dessa politica dishumana dos grandes especulatores imobiliarios e finançeiros. a crisi mundial que estamos vivendo é resultado de politicas crueis e dishumanas que estam acabando com nosso planeta.
O dia 28 de março foi dia internacional de dizer NOS NÃO PAGAMOS PELA VOSSA CRISE! è um apello global aos responsavels politicos dos paises do G20 de mudar urgentemente de politica!
O caso da vila brandão, das expropriações em Salvador, das especulações ferozes que aflitam essa cidade corespondem esatamente a essa politica que nos não queremos mais! Estamos unidos! Não tem caso isolado! A vila brandão é simbolo dessa nossa luta em comum! Viva a solidaridade internacional! Viva Vila Brandão!
- silvia


hoje na radio multiculti de berlim

Hoje, a vila brandão esta em berlim! Entrevista com silvia da casa matria
seguem o programa em direita na internet:
12.00 - 14.00 Berlin // 15.00 -17.00 Brasilia cultmagazin // radio multicult2.0

wer uns unterstützen möchte:: bitte online-petition unterschreiben und spenden! wir brauchen dringend geld für materialkosten, telefon, internet, porto, kopien, transportkosten ecc…
die frauen der vila brandão, die widerstand leisten, sind mütter und familienerhalterinnen.
SPENDENKONTO:: Kennwort: CASA MATRIA
verein globalista: grenzüberschreitende Kulturarbeit und Forschung
Konto Nr. 02510-099-799 bei der BAWAG BLZ. 14000
BIC:: BAWAATWW, IBAN: AT711400002510099799

29/03/2009

solidariedade internacional!


Caros Wildenberg, MRMs, IMOCOMS, MARKAS e associados! Dizemos NÃO a vossa especulação!
dia 28.03 - demostração contra a especulação finançeira mundial - 20.000 emViena / Austria
na frente do parlamento!; E a Vila Brandão esta no centro da atenção!!!! outras demos immensas em Berlim, Londres, Francoforte, Roma...

28/03/2009

wildenberg contra brandão! quanto custa a mordernisação?

de Oldack Mirando
http://bahiadefato.blogspot.com/2009/03/ameacada-vila-brandao-apelou-ate-para-o.html

27 de Março de 2009
Ameaçada, Vila Brandão apelou até para o presidente Lula
Sob ameaça de desapropriação pelo prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), moradores da Vila Brandão, um bairro encravado nas encostas da Ladeira da Barra há 69 anos, não se intimidaram. Em sua recente passagem por Salvador, o presidente Lula recebeu das mãos de uma criança da comunidade uma flor e um dossiê. O decreto de desapropriação já foi publicado no Diário Oficial. O assunto promete agitar a Câmara Municipal....
Tem coelho escondido na cartola do prefeito. Grandes empreiteiras têm projeto de urbanização do Largo da Graça, que dá acesso à Vila Brandão. Pra essa gente, “modernizar” é tirar a comunidade do espaço.
Ah! Tá ruim com o João do PMDB? PT saudações.

Ed é assim mesmo!
O escandalo de especulação imobiliaria é grande, gente!
No correio do 27.03, o João Henrique admete::"que uma das contrapartidas para autorizar o prédio residencial de 35 andares (casa Wildenberg) é a urbanização do Largo da Vitória (...), além de reformas na Igreja da Vitória e na Vila Brandão. "(Reportagem publicada na edição impressa do CORREIO de 27 de março de 2009).
Quanto pagaram?

27/03/2009

viva vila brandão! noticias transatlanticas

Ola Gente!
Parabems! è maravilhoso ver esse evento acontecer na Vila, vocês são grandiosas!
Acontece na Austria: (e desculpam o meu portugues…)
" Wir zahlen nicht für eure Krise" "Nos não pagamos pela sua crise!"
sabado 28.3. Sera o dia da grande manifestação da sociedade civil (mais de 230 organisações convidando) contra a especulação internacional, contra a dishumanidade do sistema global capitalista liberal.
Célia Mara se apresenterá com amigas artistas e o gruppo samba-attac no palco grande da manifestação, na frente do parlamento austriaco - "Viva Vila Brandão! Não a especulação imobíliaria em Salvador". Segue em direita 16:00 - 17.00 (ora de brasilia)/radio orange http://o94.at a trasmissão na Radio Widerhall com Célia Mara & Silvia Jura sobre a questão da Vila Brandão... e Célia's album santa rebeldia.
Domingo e segunda, esperamos as noticias de vocês - na quarta temos uma trasmisção na radio multikulti de berlim...
Em avril, Célia Mara va se apresentar e.o. nas cidades de Linz(Austria), Tunis (Tunisia) e Mexico City - no festival das culturas en resistencia- e divulgar a questão da moradia ilegalizada de Salvador. Encontros com Martha Toledo & Los de Abajo são previstos. Viva Vila Brandão!
silvia

24/03/2009

Não a desapropriação da Vila Brandão!

veja o artigo em alemão::
Não a desapropriação


Vila Brandão 69 anos de [R]existência from anapi on Vimeo.

A Vila Brandão, um dos bairros com o menor índice de criminalidade de Salvador - Bahia, vem desde 20 de março de 2009 sofrendo ameaças graves de desapropriação (decreto publicado e aprovado no diário oficial do município) por parte da Prefeitura e especulação imobiliária.

A cobiça por estas terras é bastante antiga, pois o local tem uma das vistas mais bonitas da cidade além de ser muito bem localizado. Porém a Vila tem aproximadamente 69 anos de [R]existência, o que faz dela um bairro e não uma invasão, como adoram dizer os noticiários. Portanto é de extrema falta de respeito que medidas como estas sejam tomadas impunimente, até o dia da publicação do decreto nenhum morador havia sido comunicado por algum representante legal da Prefeitura.

Neste momento, os moradores estão em busca de apoio para conseguir impugnar este decreto desonesto, além disso estão se esforçando para organizar um cadastro da população da Vila, bem como, juntando documentos como comprovantes de pagamento das contas: Água, Luz e IPTU. Para justificar para a prefeitura e sociedade em geral o motivo pelo qual estas terras não podem ser desapropriadas desta maneira.

São muitas as versões e se contradizem entre elas, uma diz que no lugar será construído um parque temático com mirante, numa cidade onde tantos monumentos históricos estão caindo aos pedaços e onde as pessoas têm muitas outras carências de caráter urgente.

Inclusive a Vila é um espaço aberto à sociedade em geral, ela possui uma praça com uma bela vista para a Baía de Todos os Santos, um campinho e uma entrada para o mar onde se pode tomar um delicioso banho. A comunidade local nunca impediu o acesso de ninguém, muitas pessoas que praticam o mergulho descem regularmente por lá.

A infra-estrutura só não é melhor porque a Prefeitura nunca deu um apoio concreto, por exemplo a Limpurb (empresa de coleta de lixo) nunca prestou qualquer serviço de manutenção para a limpeza da Vila. Tudo que lá existe é fruto da dedicação e empreendimento dos próprios moradores.

A Vila Brandão é um exemplo de convívio e respeito às diferenças, nela habitam pescadores, artistas, lavadeiras, estrangeiros, baianas do acarajé, pedreiros, muitas religiões, cores, culturas, além de crianças e idosos.

Para aqueles que ainda desconhecem, fica o convite para descobrir este quilombo urbano. E para aqueles que já sabem de toda esta história fica o convite para nos ajudar e apoiar para que a Vila Brandão continue a existir e prosperar.
- Ana Pi e Laura Fresno -


http://suburbioemfoco.blogspot.com/2009/03/vila-brandao-sera-desapropriada-pela.html

Revitalização da orla vai demolir sede de praia do Bahia...

07/02/2009

vila brandão - a comunidade

que blog lindo sobra a nossa comunidade! http://vilabrandao.wordpress.com

balet & dança moderna na casa matria

Sophia e Maya, duas dançarinas americanas ofereceram uma oficina de dança improvisada as meninas da vila brandão. Maya wrote:
" The class with the girls in the community was a great success! Everyone seemed to have a great time, we loved them all! We did ballet and a small routine, and then guided them to create their own movement to perform for eachother. Two mehninos also showed up but were to embarassed to join in. The girls were such a pleasure, thanks for organizing that."
fotos will come soon.

27/01/2009

casa matria - ponto cultura vila brandão.

this is nr.1 posting, with a little saudade already... ***
we are about to create an open space, um ponto de encontro. Onde culturas differentes se misturam. Onde podemos aprender ums dos outros. in vielen sprachen. hablando. muita arte. saber. musica. medicina e plantas. know how. pratico. natureza. comtabilidade. spiritual. criativo.

a vila brandão abre as portas.
um lugar chamado favela. uma comunidade com estória. identidade, esclusão e violência. as pessoas se misturam. gente diferente. e todos olhando o pôr do sol.
vamos fazer cursos e workshops de teatro, saude, dança, identidade... muita discussão. muito movimento. muita música. intercambio. exchange. austausch.
bemvindos e bemvindas na casa matria:ponto cultura vila brandão.vila brandão/barra/salvador/bahia/brasil.

ps: I'm silvia, sometimes I live in vila brandão. it feels so good. and its hard. as well.
I'm the casa matria director, from the neighbour-house. Together with célia, we do the concept, connect the people... petruska is managing casa matria. and nancy is giving her house to make it possible.
*** Now I'm in austria, where it's pretty cold & grey.