12/03/2010

2o ENCONTRO: preparo da horta na Vila Brandão


Olá todos!
Data: Neste domingo dia 14 de março às 7 horas da manha
Local: praça da Vila Brandão
Convidando todos para participar o preparo da horta / um jardim para todos na praça da Vila Brandão. Primeiro vamos retirar todo o lixo do local...

P.S. Experimentei bombas de semente em casa e deu certo...espero que brotem tbem!

Inviting everyone to start preparing the (kitchen) garden for all!
Date: This Sunday, march 14th at 7 am
Place: Vila Brandão´s square
The first thing to do is clean the place of all the trash...

P.S. I tried seed bombs at home with success! Hope they´ll sprout!

10/03/2010

Visita no Mirantes II e Bela Vista


Hoje visitei dois comunidades no subúrbio de Salvador com assosiações de moradores ativas. No Mirantes II com Alberto fizemos uma caminhada no sol para ver várias encostas ociosas com potencialidade de ser tornadas em cultivo de hortaliças. O problema de lixo e entulho é igual a Vila Brandão, mas já há uma fonte linda revitalizada por Embasa e a comunidade...Poderá servir como um exemplo para a restauração da fonte proximo à Vila Brandão! O mais interessante no Mirantes II foi um quintal com controle de erosão e plantio de hortaliças em pneus.

Outra visita foi feita na Bela Vista em Periperi, num centro de atividades comunitárias e educadoras. Lá a Lucia Laureana me apresentou um quintal silvestre, que era horta comunitária e será tornada em uma novamente, para servir moradores da comunidade. Um projeto ideal para inserir conceitos da permacultura! Eu vou revisitar lá no dia 9 de abril no mutirão para dar um jeitinho na colaboração.

Today I visited 2 communities in the suburbs of Salvador with active inhabitnts´associations. In Mirantes II Alberto showed me potential community garden areas between the dense settlement - and the problem on the hills seem to be same as in Vila Brandão - trash! But there is an exemplary natural fountain revitalization project implemented by Embasa together with the community. In addition there was one quintal turned into a kitchen garden with the help of car tyres!

Another visit at a community center in Bela Vista, Periperi with Lucia Laureana showed a beautiful overgrown backyard with a guava tree. The place used to be a community garden and will be turned into one again. An ideal project for inserting some permaculture concepts! Vila Brandão could learn a lot from this place.
http://www.rtve.es/mediateca/videos/20100310/espanoles-salvador-bahia---laura/715270.shtml

A nossa visinha Laura na Televisão espanhola!!! Brava laura!!!!

09/03/2010

PDDU - escandaloso: Intimidação d@s morador@s: acordo com 7.000.- reais/casa



radio nacional austriaca faz reportagem sobre vila brandão

Eles passaram algums dias na nossa casa - a jornalista Ulla Ebner e o ativista Johannes Schmidt - preparando uma reportagem sobra a Casa Matria e o projeto de orticultura urbana proposto da Vilja…
Mas - Casa Matria esta ainda ocupada por os mesmos criminosos e assím, falamos com Ulla sobre o problema da desapropriação que esta ameaçando gran parte da orla de Salvador e da cidade baixa. Falamos da estrategia de criminalizar e diffamar a Vila Brandão e os seus abitantes e de criar um caos dentro da nossa comunidade pacifica.
Os interesses do grande capital imobiliario, representados pelo prefeito João Enrique, não querem uma comunidade de baixa renda no meio dos ricos… Não querem que uma comunidade que esiste da mais de 70 anos usufruia da localisação privilegiada para oferecer oportunidades de trabalho aos seus moradores, para desenvolver capacidades visioniarias de um outro mundo possivel!
O projeto da Casa Matria é um projeto de desenvolvemento sustentavel a nivel ecologico, ambiental e social. Quem impede o funzionamento da Casa Matria é parceiro dos desapropriadores!

04/03/2010

Primeiro encontro no domingo as 17

Oi todos!
Data: Nesse domingo dia 7 de março as 17 horas
Local: Vila Brandão, ali em baixo ao lado do campo de futebol, em frente da portão da Casa Amarela
Eu vou me apresentar e vamos nos encontrar para discutir e trocar ideias e iniciar o projeto Jardim Para Todos. Tudo mundo seja bem vindo, da comunidade ou fora...

First community meeting to exhange ideas and start the project Jardim Para Todos
Date: This Sunday, March 7th at 17:00
Place: Vila Brandão, next to the football field, in front of Casa Amarela´s gate
Everyone is welcome, from Vila Brandão and outside!

02/03/2010

O projeto começou - um jardim para tod@s?

Voltei para Salvador no final de semana, convidada pela Casa Matria e com apoio da Helsinki University of Technology, para apresentar o meu trabaho final de graduação em paisagismo - uma proposta de horticultura urbana para Vila Brandão.
O trabalho foi bem recebido na minha terra e ganhou o prémio da tfg do ano 2009 na minha universidade. Foi a parte teórica...e depois vem a prática, finalmente! O projeto a ser realizado será direcionado pela situação atual na Vila Brandão e pelo fato de ter recursos mínimos em termos financiais. Terá oficinas relacionadas à agricultura urbana, ecologia e educação ambiental em intercâmbio com outras comunidades.
Já me conectei com várias profissionais e pessõas ativas nas áreas socio-ambientais como a socióloga Vilma Reis e a professora Marta Alencar do CEAFRO. E sobretudo, ontém já apresentamos o projeto à vereadora Vânia Galvão, PT Salvador, que nos indicou um contato super interessante Lúcia Laureana, profissional na gestão ambiental com um projeto de hortas comunitárias na comunidade de Bela Vista. E é pra lá que eu vou na proxima semana, para conhecer e trocar ideias!

I returned to Salvador last week, invited by Casa Matria and supported by a travel grant form Helsinki University of Technology, to present my master´s thesis in landscape architecture - a proposal of urban horticulture to Vila Brandão. It was awarded as the thesis of the year 2009 in my unversity. That was the theory..and now it´s practice, finally! The nature of the project to be realized will depend on the actual situation at Vila Brandão and currently minimal financial resources. There will be workshops related to urban agriculture, ecoogy and environmental education realiyed in exchange with other communities. I already got connected with various professionals and activists dealing with socio-envronmental issues, like sociologist Vilma Reis and teacher Marta Alencar do CEAFRO. And we already had the honor of presenting the project to vereadora Vânia Galvão, PT Salvador, who let us in contact with Lúcia Laureana, coordinator of an interesting community gardens project in the Bela Vista community. I will go visit her project & exchanging ideas next week!

28/01/2010

desapropriação dos pobres - presente para os super ricos!

english text coming next
Desde de março 2009 a Vila Brandão foi ameaçada por um ato de especulação imobiliária cruel, uma tentativa de desapropriação, decretada pelo atual prefeito de Salvador, João Henrique.
Graças à militância local, liderada pela associação d@s morador@s da comunidade, com apoio político nacional e ações internacionais de solidariedade da sociedade civil, acionadas pela Casa Mátria, o processo está interrompido temporariamente.

Mas a luta continua: Casa Mátria, o centro de coordenação digital e de solidariedade internacional na luta contra a desapropriação, foi arrombado e invadido por um grupo de criminosos! A inércia e a ausência do Estado e dos seus órgãos executivos, juntamente a atos de corrupção e uma confusão criada propositalmente pelas empresas imobiliárias e os seus parceiros políticos permitem esse ato de brutalidade explicita contra um projeto liderado por mulheres!
E sabemos mais ainda – é política mesmo de abandonar a Vila Brandão à sua própria sorte!
Essa comunidade de baixa renda, numa localização privilegiada no centro da cidade e na beira do mar, pacífica, possuindo uma das mais baixas taxas de criminalidade de Salvador, esta sendo jogada pela administração do João Henrique no chaos! A imgagem dessa comunidade esta sendo jogada no lixo, @s morador@s são criminalisad@s na imagem publica!
Isso é uma ação direcionada diretamente para implementar a desapropriação – o seja o roubo organizado - com desculpa de combater uma comunidade criminosa!
Vem nos apoiar na nossa luta!
Casa Mátria esta propondo um projeto de horticultura urbana a partir de março 2010 - iscripções abertas!

17/08/2009

URBAN HORTICULTURE IN VILA BRANDÃO / HORTICULTURA URBANA NA VILA BRANDÃO

We are very happy to announce the Casa Matria residency project by VILJA LARJOSTO (University of Helsinki) / estamos felizes de apresentar o projeto de residencia scientifica de Vilja Larjosto::
URBAN HORTICULTURE IN VILA BRANDÃO / HORTICULTURA URBANA NA VILA BRANDÃO
" The proposal is based on my master’s thesis (1/2009) in landscape architecture, an urban agriculture plan for Vila Brandão’s immediate surroundings. The aim of the residency is to start a long-term social & ecological project in the community to strengthen its position.
During the residency a kitchen garden for Casa Matria will be designed and realized. Opportunities for expanding the horticulture project in Vila Brandão will be studied. Partnership(s) with local university, ONGs and other partners will be sought. The proposal will be presented to local municipal authorities. 1-3 garden workshops with different themes will be held with the residents of the community."

"A proposta está baseada no meu trabalho final de graduação (1/2009) em arquitetura paisagista, uma proposta de agricultura urbana nas proximidades da Vila Brandão. O alvo da residência é iniciar um projeto sócio-ecológico de prazo longo para fortaleçer a posição da comunidade.
Durante a residência a horta da Casa Matria será desenhada e realizada. Serão estudadas as oportunidades para ampliar o projeto da horticultura na Vila Brandão. Parcería(s) com universidades, ONGs e outros parceiros locais serão procuradas. A proposta será apresentada para a prefeitura. 1-3 oficinas relacionadas ao tema serão realizadas com os moradores da comunidade."
more details coming soon / mas informações em breve

13/08/2009

our manifesto – our credo
Casa Mátria is an open, socio-cultural center, based on gender-, race and social justice, full respect of diversity, dedication to our environment, visionary culture & arts, politics & economics.
Social peace, ecology and sustainable development are our main objectives. Casa Mátria is all about social responsibility and cultural freedom.
Casa Mátria is open to organizations or individuals who want to join forces in that cause.
get our feed to be informed about the new residency programs starting in february 2010


03/08/2009

crianças no boxe - um divertimento!

O workshop de boxe - oferecido por Ade, um amigo dos EUA - foi um grande divertimento pelas crianças da Vila. Fotos seguiram em breve.
Mas: o workshop aconteceu ao ar livre, no campo - invez de poder acontecer na Casa Matria, até agora ainda invadida no nome do Roberval pelo Alex Roma e mulher Joana.
Quando é que eles vão sair desse espaço?

23/07/2009

boas noticias! Professora Holly chegando!

car@s amig@s!
O ato criminoso do Roberval, do seu irmão Alex Roma e esposa de invadir a Casa Matria para ganancia e lucro individual encontraraõ um fim breve!
Com a a ocupação do espaço, eles não so impedirem as sessoes de acupuntura oferecidos gratis a comunidade pelo Seth, os cursos de musica pelo prof. Günther e a possibilidade de usar o espacio para encontros nos dias de chuva.
Nesse momento, se perdem cursos de dança, ritual e meditação para os jovems da nossa comunidade. A professora Holly Shere (EUA) é uma artista com raizes no ritual e no folclore, ela é educatora para mulheres nos EUA e ensegna religões do mundo e spiritualidade. Holly passera o mes de julho e agosto na nossa casa de appoio, a "Residência Casa Matria". Talvez vocês teram a ocasão de conhecer-la e fazer alguma sessão juntos!
até logo! silvia

04/06/2009

venha & participe! domingo, 7.junho 2009

Car@s amig@s, dear friends of Vila Brandão.
A nossa petição conta hoje com mais de 650 assinaturas! We have more then 650 signatures in Pro Vila Brandão!
Morador@s, estudantes, professores universitários, architetos, politicos, jornalistas, turistas, associações pelos direitos umanos do Brasil, da Europa, da America Latina appoiam a nossa luta - uma luta para o direito a moradia em Salvador! From all over the world, people is joining our struggle for the right of residency in Salvador.
Thank you so much for your support - muito obrigados pela vossa ajuda!!!
SALVADOR NEEDS TO LEGALIZE LANDPROPERTY IN THE COMMUNITIES - SALVADOR PRECISA REGULARIZAR A MORADIA NAS COMUNIDADES CARENTES DA CIDADE - QUEREMOS AS NOSSAS ESCRITURAS! QUEREMOS OS DIREITOS DE CIDADANIA!
VAMOS JUNT@S NESSA LUTA - domingo -7.06. - ação na Vila Brandão - venha!

casa matria invadida!

Que scandalo! A casa matria, este centro cultural, oferecido por nos mulheres - Célia Mara, Silvia e Nancy - que estamos costruindo com o appoio e a força de muitos vizinhos na Vila Brandão - um espaço para a nossa comunidade, para a cultura e a educação - é stato invadido pelo morador Roberval! Sem vergonha, ele coloquou o seu irmão Alex - junto com a familia dele - para invadir o espaço!
É uma familia que tem varias casas na federação e na vila brandão, Alex é impregado na EMBASA - não tem necessidade nehuma!
Mas é o esemplo de um prefeito no servicio da especulação immobiliaria, é o resultado dos tentativos de corupção da parte dos politicos involvidos na especulação com a Vila Brandão, do dinheiro ( e do churasco e cerveja) oferecido a algums moradores para assinar em pro da costrução dos edificios em questão, é resultado tambem desse abandono a nos mesmos da parte da cidade.
Como moradores de um bairo pobre, somos sem direitos - vitimas de uma violência que depois justifica a esclusão social! Paramos com isso!!! A Vila Brandão tem dignidade - somos pessoas dignas a morar acqui - não queremos ne violência, ne drogas, ne intimidações. Queremos os nossos direitos!!!! Queremos assistencia social, vigilança, infraestrutura - saude… ser incluidos na cidade!

14/05/2009

casa matria - melhorias necessárias !

Car@s vizinh@s, carissim@s amig@s, prezad@s morador@as da Vila Brandão!

Célia Mara e eu, e Nancy tambem do seu lado - estamos tristes de não poder estar com vocês agora para discutir a situação da casa matria.
La casa mátria esta numa phase delicata - buscando recursos para fazer as reformas necessárias, para ter o appoio institucional necessário para ter o nosso programa ambitioso a ser realizado. E tudo isso no meio da confusão geral che a situação politica criou para nos!

Para vocês, que estam na Vila - Seth e Alex o Rasta estão tomando a iniciativa! Seth esta oferecendo sessões de acupuntura para vocês, que maravilha! E Alex esta lá, para poder cuidar dessa flor tão frágil que é a Casa Mátria.
Talvez já pode dar um jeito para começar a plantar uma horta com os jovens…? Quem esta interessado, contacta por favor o Alex, o Seth. O Petruska, claramente!

Infelizmente, algumas pessoas já pegaram o pouco de útil e o material de construção que estava na casa - gentilmente, devolvem de novo o que estava lá! Precisamos desse material para fazer as reformas! E precisamos de muito mais!

Antes das reformas necessárias, a casa mátria esta a disposição para

• reuniões da associação – basta levar uma cadeira… (e ajudar a dar uma limpeza)
• dar aulas para os moradores (p.e. musica) – vocês são benvindos!
• estudar em paz… é Casa Matria
• se vocês tem idéias ou projetos que beneficiam a comunidade – falem com a gente, vamos realizar o possível.

Um grande abraço e esperança!

Silvia Jura & Célia Mara

E vocês podem nos escrever diretamente: info@globalista.info

06/04/2009

momentos em viena!

car@s amig@s!
no palco da grande manifestação do dia 28 de março contro a especulação financeira mundial gravamos algums momentos. podem assistir agora célia mara & samba attac apresentando a causa da vila brandão!
a manifestação em viena contou com 20.000 pessoas!
abraços silvia

02/04/2009

2° domingo de Vila Brandão AÇÃO

Querid@s amig@s da Vila Brandão,

é com muita satisfação que convidamos todos vocês
para participar do 2° domingo de Vila Brandão AÇÃO.

O primeiro foi um sucesso e cumpriu seus diversos
papéis, proporcionar um dia repleto de ações políticas,
sociais, históricas, ecológicas, artísticas, culturais,
saudáveis e enfim. Cerca de 250 pessoas [re]visitaram a Vila.

Venham e tragam todos os seus amigos do bem,
para que a gente tome a consciência a cada encontro
da importância deste bairro para Salvador - BA.

Participem! Proponham ações! Sejam bem vindos!

Desta vez as atividades iniciarão às 13hs,
envio-lhes o convite em anexo com toda a programação,
e aqueles que puderem imprimir e nos ajudar a divulgar
agradecemos imensamente, 
tem um arquivo colorido e um preto e branco, cole por aí.

Para conferir algumas fotos do 1° Vila Brandão AÇÃO,
entre no site: 
 http://pablovf.multiply.com/photos/album/180/180          e        http://pablovf.multiply.com/photos/album/183/183



Um grande abraço,
até DOMINGO!

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Para aqueles que ainda estão por fora deste caso,  assistam ao vídeo: 
Vila Brandão 69 anos de [R]existência  
e leiam ao texto na mesma página do vídeo, o endereço é: http://www.vimeo.com/3826975


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A Vila Brandão agradece o seu apoio!

31/03/2009

] agradecemos [

O Vila Brandão AÇÃO,

foi muito bom,
um dia especial para todos nós.

Um dia prazeroso de [r]evisita, de AÇÃO,
de convívio, de querer bem, de acreditar.

DOMINGO QUE VEM TEM MAIS [05/04/2009],
a programação começará no almoço 
e segue até a noite.

Esperamos quem veio, seus amigos,
os que viriam, os que vieram e os que virão.

Até!

>>>>> Para conferir algumas fotos, entre no site:


A Vila Brandão agradece o seu apoio!




Dia internacional contra a especulação finançeira e imobiliaria

bahia em pauta: on 29-03-2009
Grito baiano contra a especulação alcança a Europa
nos, que estamos dentro dos movimentos sociais na europa, estamos cançados dessa politica dishumana dos grandes especulatores imobiliarios e finançeiros. a crisi mundial que estamos vivendo é resultado de politicas crueis e dishumanas que estam acabando com nosso planeta.
O dia 28 de março foi dia internacional de dizer NOS NÃO PAGAMOS PELA VOSSA CRISE! è um apello global aos responsavels politicos dos paises do G20 de mudar urgentemente de politica!
O caso da vila brandão, das expropriações em Salvador, das especulações ferozes que aflitam essa cidade corespondem esatamente a essa politica que nos não queremos mais! Estamos unidos! Não tem caso isolado! A vila brandão é simbolo dessa nossa luta em comum! Viva a solidaridade internacional! Viva Vila Brandão!
- silvia