03/06/2012

Jam da Vila - um encontro sociocultural


Casa Mátria apresentou o primeiro evento - Jam no dia 15 de Abril de 2012 na Vila Brandão.
A Praça da Vila Brandão se transformou em um teatro ao ar livre, oferecendo apresentações e interações performáticas de vários artistas e intelectuais de Salvador e do exterior.

Música, teatro, dança, atua palhaço, brincadeirinhas, projeções de vídeo, pintura corporal, performances improvisadas e debates sociais e políticos passaram a revista da noite.  


Ocupa Salvador! Como re-ocupar a cidade? Questões de cidadania reduzida. A discussão no espaço publico fazia parte da noite como a animação criativa das crianças.






Testo de Frank Handeler, redação Silvia Jura

Fichas… Coordenação: Casa Mátria;
Equipe: Silvia Jura, Célia Mara e Frank Handeler

Com a participação de

Bel Leite de Araújo, estudante de psicologia

Celia Mara, cantora, compositora, guitarrista

Fabio Vidal Ma, ator, diretor de teatro, ator, escritor, melhor ator do ano 2011(Braskem)

Fabrício Ramos, Ocupa! Coordenador da iniciativa Bahiadoc - arte documento

Felipe André Florentino, músico, compositor, artista performático

Frank Handeler, Ma, coreógrafa, performer, professor e pesquisador da UEFS e UFBA

Joaquim Neto, Ocupa! Jurista, pesquisa contracultura, cosmologia, arte, ciência e tecnologia

Lenine Guevara, teatro maker, atriz, artista de performance, pesquisador em artes cenics na UFBA

Lucas Tanajura, performer, acrobat e professor

Liria Morays Ma, coreógrafa, artista-pesquisador, artes cenicas UFBA

Mariana Terra, artista visual, pesquisador em artes cenicas na UFBA

Safia Mizon Thioune, voluntária social, estudante em línguas estrangeiras, assistência técnica

Silvia Jura, antropóloga, coordenadora femous, concepcionista

Susanne Ohmann Ma, artista internacional da Holanda/Alemanha-, cineasta, coreógrafa, performer e pesquisador na UFBA

Wagner Pyta: Ocupa !Spider – ativista. Revolta do Buzu


arte para tod@s!



english text - see below!


A iniciativa foi de Carol. “Professor, vamos…?… Quando é que vai ter a primeira aula?” Cada vez que Frank desceu o morro para voltar em casa, Carol tentou de convencer-lo começar com as oficinas. Rafaela, Luana não mancaram no coro – “quero entrar na fundação de dança, mas tem que ter as bases…”, “ já fiz balé…” argumentaram.
O projeto de aulas performativas em pro da comunidade já nasci em 2008. Haroldo Garay e Carla de Morais aproveitaram do novo espaço da Casa Mátria para oferecer oficinas do teatro dos oprimidos (Augusto Boal). A oficina de modern dance de Alberta & Sophia segui logo em 2009 - uma das primeiras atividades de Casa Mátria – uma experiência linda!
Em novembro 2011, Frank Handeler se mudou na Vila Brandão, para morar na casa d@s artistas. Coreografo de carreira internacional, quem trabalho e estudou com diretores como Pina Bausch, Robert Wilson, Philip Glass, ele já ganhou vários prêmios internacionais e participou em festivais do mundo intero. É professor e co-fundador do Núcleo de Estudos da Espetacularidade na Universidade Federal de Feira de Santana; trabalha como diretor artístico e diretor de dança teatro pelos programas de graduação e pós-graduação. 



Frank se propôs logo como coordenador de oficinas de artes performativas… Só que – como sabem os leitores do nosso blog – casa mátria foi invadida em maio 2009 – e não temos acesso ao nosso centro.
Em abril 2012 tive uma discussão publica na pracinha da Vila Brandão, onde Silvia Jura, Nancy Sears e Célia Mara apresentaram os últimos projetos de Casa Mátria. Uma das invasoras do centro, Joana d’Arc, declarou publicamente de sair do local. Frank se ofereceu a dar as aulas, o projeto saúde da mulher foi anunciado.
Mas Casa Mátria não foi liberada até agora…

E lá vem Carol…  ficando atrás de Frank, ela incentivou de fazer as primeiras oficinas no espaço da igreja da Vitória. Frank topou… Logo se juntou Lenine Guevara, mestranda em artes cênicas pela UFBA, propondo um projeto de intervenções urbanas - Teia/Aranha. Chegaram também a uruguaia Lucia Fernandes, estudante na FUNCEB, e Liria Morays, dançarina com mestrado em dança na UFBA a apoiar a iniciativa de Casa Mátria em pro da comunidade Vila Brandão.
Em maio 2012, o jovem americano Ben Austin, clown e musico viagiando o mundo, vem morar na casa d@s artistas - e se juntou ao projeto.
E não vamos esquecer Safia Mizon Thioune, moradora da casa d@s artistas, voluntária inglesa na fundação Macedo no Pernambues, quem começou a dar aulas de inglês no sistema Casa Matria a moçada da Vila Brandão.
No final, queremos agradecemos á igreja da Vitoria para ceder o espaço, ainda esperando o decreto da justiça baiana para liberar o nosso centro! 
... escreveu em portugues - com as minhas dificuldades - para tudo mundo entender…


******* in english!!!! ******

The initiative came from Carol. "Professor, let's start ...? ... When will you give the first class?" Every time Frank came down the hill to go back home, Carol tried to convince him to start with the workshops. Rafaela, Luana were not missing in the chorus - "I want to get into the dance foundation, but you have to have the bases ..." "I've done ballet ..." they argued.

The concept of performing classes in pro the community was already born in 2008. Harold Garay and Carla de Morais took advantage of the new space of the house to offer theater of the oppressed workshops (Augusto Boal). The modern dance workshop with Alberta & Sophia soon followed in 2009 - some of the first activities of Casa Matria - a beautiful experience!

In November 2011, Frank Handeler moved in to Vila Brandão, to dwell in casa d@s artistas. Choreographer of international career, he worked and studied with directors like Pina Bausch, Robert Wilson, Philip Glass, he has won several international awards and has participated in festivals around the world. He is professor and co-founder of the Center for Studies of spectacle at the Federal University of Feira de Santana, works as artistic director and director of dance theater programs for undergraduate and postgraduate students.

Frank proposed himself right away as coordinator of performing arts workshops ...
But
- as the readers of our blog know Casa Matria was invaded in May 2009 - and we have no access to our center!
In April 2012 we had a public discussion in the square of Vila Brandão, where Silvia Jura, Nancy Sears and Celia Mara presented the latest projects of Casa Matria. One of the center-squatters, Joana d’Arc, declared publicly, to get out soon. Frank offered to give dance lessons, the women's health project was announced.
But Casa Matria is not free until now!

And here comes Carol ... convincing Frank to do workshops in the space of the church of Vitoria. Frank accepted ... and soon Lenine Guevara (masters in arts @ UFBA) joined the team, proposing a project of urban interventions - Web / Spider. Also the urugayan performer Lucia Fernandes, a student at FUNCEB, and Liria Morays, a dancer with a Masters in Dance at UFBA, joined to support the Casa Matria initiative in pro of Vila Brandão community.
In May 2012, the young American Ben Austin, clown and musician, a world traveller, comes to live in casa d@s artistas - and support the classes by teaching.
And let's not forget the english student Safia MIZON Thioune, volunteering mainly in the Macedo foundation in Pernambues, who also began teaching English for Casa Matria in Vila Brandão.
Thanks to the church of Vitoria to give us the space while we are waiting for the decision of the justice!!!!!!!!!

07/04/2012

Arte, cultura e cidadania para tod@s!!!

Domingo 15.04 sera o

JAM DA VILA !!!
Vem nos appoiar com a sua presença, a sua participação artistica, vamos ocupar a Vila Brandão com arte, cultura e cidadania para tod@s!!!

Estamos em fase pré-eleitoral, os atos de desapropriação publica em Salvador não param, o prefeito continua cooperando com as grandes imobiliárias, o patrimônio histórico e ecológico de Salvador é abandonado para criar lugar para novos prédios, hotéis, objetos de especulação.

A Vila Brandão foi retirada da atenção publica quando consegui combater o decreto de desapropriação, junto com a ouvidoria publica.
A punição pela vitória juridica segui logo: abandono completo da nossa comunidade!
Não temos acesso aos direitos de cidadão - faltam iluminação publica, limpeza urbana, infra-estrutura publica…
Até receber bolsa família é quase impossibilitado! E não vamos falar das contas de luz e água no padrão residencial da Vitória.

Mas sobre tudo falta a garantia de segurança para nos, aqui! Foi retirado o modulo da PM na entrada da comunidade, o nosso centro de cultura CASA MATRIA fica invadido, chegaram malandragem, violência e drogas nessa comunidade que era totalmente pacifica até o decreto da desapropriação!

Mas vamos restabelecer a vida normal na Vila Brandão! Ninguém agüenta mais o abandono pela cidade!
Vamos cuidar d@s crianças do lugar, salvar o meio ambiente, discutir, trocar saberes! Na Vila Brandão, moram muitas pessoas quem sabem cuidar das plantas, das ervas medicinais tradicionais e rituais, que querem revitalizar a fonte de água natural escondida, que querem dar palestras de construção de barco de pescador, de pesca… Estamos preparando uma cooperação com a secretária de agricultura para fazer um projeto de jardinagem; Tivemos uma primeira palestra sobre a saude da mulher com Sandra Munoz… e - estamos començando com o JAM da VILA ! vem nos appoiar!

12/12/2010

livros infantis gratuitos!

Itaú oferece livros infantis gratuitos
A Fundação Itaú Social está doando oito milhões de livros infantis, gratuitamente.
Para recebê-los, é só cadastrar-se no site (precisa de CPF, Identidade, CEP, data nascimento).
http://www.lerfazcrescer.com.br/#/home
Depois escolher a opção: Peça seu KIT
Eles remetem o livro para sua residência, sem nenhum custo.
Aproveite esta oportunidade de estimular o hábito da leitur
Banco Itaú - Feito Para Você
www.lerfazcrescer.com.br

09/12/2010

nancy's casa matria

Nancy Sears é professora de inglès.
Foi ela quem comprou e costruío a casa nos anos 2000' - já pensando num conceito de casa de cultura… Ela mourou muitos anos na casa matria, començando um trabalho social de boa vizinhança com as crianças da Vila Brandão. Trabalho como professora de ingles na escola americana de Salvador.
Veja as fotos de inauguração

29/09/2010

Uma "cola" completa: de Vânia a Dilma!!!!!!!

Amigas e amigos, o dia da eleção esta se aproximando -

Não esquecem a questão das desapropriações violentas e dos tentativos de desapropriação feitos pelo prefeito Joaõ Henrique em cooperação com impresas imobilíarias nacionais e internacionais - tambem e sobre tudo em respeito a Vila Brandão.
O interesse financeiro de pocos ( se trata de um clan de familias e amigos e parceiros) é causa da
destabilisação social de uma comunidade pacifica.
Quem nos ajudo na nossa luta contra a desapropriação foi a Ouvidoria publica, com a dotora Anhamona de Brito. Publico com grande prazer o apelo dela:

"O meu voto - melhor dizendo, meus votos, já que votaremos seis vezes no domingo! - será destinado as candidatas que conduzam as suas ações políticas e propostas em respeito à equidade, à dignidade e à diversidade; que primem pela autonomia das mulheres na esfera pública e privada, pelo combate ao sexismo e a todas as formas de violência contra a mulher; que defendam a laicidade do Estado brasileiro; que respeitem a autonomia dos movimentos sociais, o controle social e a participação popular na elaboração das políticas públicas; que tenham o combate ao racismo como questão fundante no seu fazer político; que combatam a homofobia; que lutem, principalmente no parlamento federal, pela descriminalização do aborto; que defendam a universalidade de políticas sociais e o respeito na gestão e na repartição dos recursos públicos.
Voto em Vânia Galvão - 13133 para Deputada Estadual;

Voto em Luiz Alberto - 1303 para Deputado Federal.

E peço que vocês, até domingo, analisem a possibildade de Vânia Galvão e Luiz Alberto terem seus votos! Vejam suas propostas e histórico político nos seguintes endereços eletrônicos: www.vaniagalvao.com.br http://www.luizalberto1303.com.br/site/ e http://www.deputadoluizalberto.com.br/

Façam o mesmo na definição dos demais cargos!

Aproveito a mensagem para passar uma "cola" completa: de Vânia a Dilma!!!!!!!

26/09/2010

Tem guerra ...?! Leonardo Boff & as midías.

A mídia comercial em guerra contra Lula e Dilma
"… Pois esse é o sentido da guerra que movem contra Lula. É uma guerra contra os pobres que estão se libertando. Eles não temem o pobre submisso. Eles tem pavor do pobre que pensa, que fala, que progride e que faz uma trajetória ascendente como Lula. Trata-se, como se depreende, de uma questão de classe. Os de baixo devem ficar em baixo. Ocorre que alguém de baixo chegou lá em cima. Tornou-se o Presidene de todos os brasileiros. Isso para eles é simplesmente intolerável."
veja mais: Carta maior
Leonardo Boff
- Teólogo, filósofo, escritor e representante da Iniciativa Internacional da Carta da Terra.
E a Vila Brandão? O que esta acontecendo ?

09/09/2010

Ingles para tod@s!

Amigas e amigos !
Infelizmente, o nosso centro esta aínda invadido por criminosos e estamos impossibiltadas de oferecer aulas no nosso centro na Vila Brandão.
Mas ninguem vai parar a ação educativa proposta pela Casa Matria!
Chegou outro professor de Ingles - o poeta americano Neil Addison - disponivel para dar cursos de conversação ingles.
Podem entrar em contato com migo para organizar aulas de graça para ativistas dos movimentos sociais de Salvador.
Silvia - info ( at) globalistas.net

14/08/2010

Troféu Palmares 2010

O TROFÉU - O Troféu Palmares foi instituído em 2008, para homenagear personalidades brasileiras, por seu trabalho em defesa da sociedade. No primeiro ano de realização, receberam a estatueta a atriz Zezé Mota, a Yalorixá Mãe Stella de Oxóssi e o ministro da Cultura, Juca Ferreira. No ano passado, os agraciados foram Mãe Beata de Iemanjá, Esther Grossi e Haroldo Costa.

Nos, as ativistas de Casa Matria, estamos muito orgolhosas de ver uma grande amiga, colega e - temos que dizer-lo- uma nossa "idole" - grande lutadora pelos diritos das mulheres negras - a sociologa Vilma REIS, professora de sociologia e ex-coordenadora do CEAFRO escolhida pela candidatura.
Apoiamos Vilma REIS e esperamos de ver-la entre as tres premiadas!
pode votar acqui:
As personalidades femininas que receberão o Troféu Palmares, este ano, serão escolhidas em votação aberta, a partir de hoje (06/08/10), pela Internet. As três homenageadas serão escolhidas entre as 15 mulheres selecionadas a partir de uma ampla consulta, envolvendo todo o quadro funcional da Fundação Cultural Palmares - servidores, funcionários e terceirizados.
Aliás, as homenagens da Palmares ao sexo feminino não se resumem à entrega do Troféu. Fechando a noite do dia 20, acontecerá o show Mães D´ Água, protagonizado por sete talentosas cantoras negras do Brasil: Alaíde Costa, Daúde, Luciana Mello, Margareth Menezes, Mart´nália, Paula Lima e Rosa Maria, que sobem ao palco acompanhadas por uma banda-base e uma super orquestra de 45 músicos.


28/07/2010

A Vila Brandão nas medias internacionais

A jornalista Ulla Ebner, reporter da radion nacional austriaca Ö1, publicou uma reportagem sobre a situação dos tentativos de desapropriação em Salvador e claramente tambem sobre o ataque do prefeito contra a Vila Brandão. A questão de uma especulação imobiliaria cruel é analisada…
Grande tema é tambem a divisão social e racial dessa cidade.
Ulla visitou tambem Casa Matria e falou sobre a invasão por parte dos criminosos que estam bloqueando um trabalho socio-cultural e educativo na comunidade.
acqui voce pode ouvir
artigo em ORF online

26/06/2010



A architeta urbana Vilja Larjosto passou 2 meses na Casa Matria na Vila Brandão, estudando a possibilidade de implementar um projeto eco-ambientalistico a lungo prazo, com obietivo de criar uma renda para as moradoras e ajudar o desenvolvemento economico da comunidade, em pleno respeito do meio ambiente…
A cinta verde onde a Vila Brandão esta localizada, um pulmão para a cidade toda, esta permitindo de salvaguardar um ambito natural na metropolis de Salvador -
vamos lutar para manter esse equilibrio eco-social para o bem de todos!
vc pode ler/ver o artigo em finlandes na revista da cooperação internacional da Finlandia

25/06/2010

Ingles para tod@s!

Estamos preparando un sistema de intercambio cultural globalista! we are preparing a globalista approach to exchange knowledge. Starting now with a trip through different groups of activists in Salvador.
Vamos conectar ativistas, artistas, scientistas do mundo inteiro. Queremos comunicar - falar os uns com os outros, trocar ideias e saber.
Estamos oferecendo aos grupos da sociedade civil - aos ativistas de um mundo melhor - a possibilidade de partecipar a aulas de ingles basicas, conversação oferta por voluntarios, interessados em conhecer os seus projetos.
we are offering you the possibility to give conversation classes in english to activists of Salvador's civil society. To connect like minded people.
o meu contato:
silvia( @ ) casamatria.net

20/05/2010

A feira de São joaquim foi tombada pelo IPHAN como patrimônio imaterial

tenho que dividir essa boa noticia com vocês -
Licia Fabio » REFORMA NA FEIRA DE SÃO JOAQUIM

Posted using ShareThis

otima noticia, sabendo que o prefeito quiz desapropriar tambem a feira!!!
nesse sentido: a lutta continua!
Não a desapropriação da Vila Brandão!

15/05/2010

EXPOSIÇÃO COLETIVA OCUPAÇÃO ARTÍSTICA - Feira de São Joaquim

Quero divulgar essa ação maravilhosa - a feira de ‚ão Joaquim, uma das maiores feras ao ar livre da America Latina (!!!) - e - com certeza - do Brasil - sofre também a mesma pressão que a Vila Brandão. Situada no litoral, em zona privilegiada na beira da Bahia de Todos os Santos, o valor especulativo da Feira é imenso.
Ja são muitos anos que o prefeito abandono a feira a ela mesmo - não tem segurança, né infra-estrutura publica - invez de oferecer melhorias para a população, a feira fica abandonada - motivo justificativo para poder desapropriar no momento oportuno!
mas - unidos venceremos!
Não a desapropriação cruel de Salvador! É o património umano, historico e - natural (!) que é o valor principal de Salvador!
veja fotos da exposição
o essa

07/05/2010

desapropriação sem critério!



we're not alone!
O prefeito tinha que anular o decreto de desapropriação na orla, na cidade baixada, da peninsula Itapagipe
( veja. Pode conferir também o blog de vania galvão o terra magazine)
Também a desapropriação do Campo Grande foi revocada. Mas o Prefeito continua anunciando outras desapropriações - sem consultar a população né definir claramente as aereas concernadas! 5 milhões de metros quadrados são ameaçados de desapropriação!
A politica brutal do prefeito JH assusta a população e é contra os direitos civis. Os decretos de desapropriação são, na sua maioria, ilegais e conectados a um grande interesse de especulação imobiliaria! O caso da Vila Brandão e das lagoas de Mussurunga na Avenida Paralela mostram claramente a intenção do prefeito - apoiar uma especulação imobiliaria aos custos de uma população sem direitos!
É tempo de legalizar e integrar as areas de moradia popular no perfil da cidade, como previsto nos programas do governo e de cooperação internacional. Tem que dar segurança a população e reconhecer o patrimonio imobilario de pessoas de baixa renda, morando em situações precarias.
O Campo Grande, a Peninsula Itapagipe, a Vila Brandão - são zonas vivas e protagonistas da cidade do futuro: lugares de encontros entre mundos differentes, lugares para rescatar talvez um poco de natureza e viver uma dimensão umana.

08/04/2010

Limpeza no marginal?


A Rita, moradora da Vila Brandão tinha chamado a Limpurb para retirar o lixo deste canto da Vila. Marcaram hoje no dia 8 de abril, mas como choveu bastante, o equipe da Limpurb não apareceu. E a quantidade do lixo?! Na imagem parece um pouco só, mas sob a cobertura verde abundante existe um aterro de entulho há décadas! É uma montanha de sofás, controles, sacos plásticos, brinquedos, quarda chuvas, restos de material de construção...e alguns cem métros à direção da área inferior natural existe uma fonte natural de água - será que essa água aínda está fresca? E não é só aqui. Viu as fotos que postei depois da visita na periféria, Mirantes II. Ignorância somada com a falta (de provisão) de educação ambiental e com serviços públicos inadequados?


Rita, living in Vila Brandão called the municipal waste management organ Limpurb to clean this edge of the squatter settlement. Their team was supposed to come today, but obviously the heavy rain canceled their mobilization. And the amount of trash?! In the picture it looks quite clean, but under the flourushing green cover there is a mountain of plastic, old couches, remote controls, construction waste, toys...This spot has been a dump for decades and only a few hundred meters below in the "natural" area there is a fountain of fresh (?still?) water, used by Vila Brandão dwellers years ago, before prohibition. But the trash is not only here, just take a look at the pictures I posted after the visit in Mirantes II, periphery of Salvador. My guess: ignorance plus lack (of provision) of environmental education plus inadequate public services.

06/04/2010

Horta comunitária orgânica em Lauro de Freitas



Ontém visitei a horta comunitária na região metropolitana de Salvador em Lauro de Freitas, um projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em colaboração com o programas Fome Zero e Bolsa Família. Engenheira agrônoma, coordenadora do projeto há um ano Mariluce da Silva me apresentou a horta escolar orgânica e alguns alunos. Os participantes são beneficiarios do programa Bolsa Famíla e chegam para aula uma vez por semana. Cada dia útil tem uma turma, fazendo cerca de 50 alunos em total. A maioria dos participantes são mulheres! De manha tem aula teórica e de tarde os alunos aprendem na prática: cuidando das suas leiras, fazendo compostagem, construindo sistema de irrigação etc. O curso é gratuito e leva 5 mêses, no final terá período de comercialização dos produtos. Aos poucos os participantes podem fazer colheta em coentro, manjericão, abóbora, mamão, rúcula, alface, beterraba...Uma parte dos produtos - no momento 3 caixas por semana - é doado para creches.

O mais importante desse projeto é que os alunos recebem informação e aprendem na prática para poder cultivar suas áreas próprias tirando seu sustento e uma alimentação saudável! Este tipo de contribuição na forma do projeto do município é muito significativo e legal. Com o crescimento rápido das áreas urbanas e aumento da parte dos cidadões vivendo na pobreza, a agricultura urbana tem virado um assunto atual. A produção de alimentos nos quintais e outras áreas urbanas contribue ao auto-consumo e pode ser praticado para gerar renda. Quem quiser visitar, a horta fica atrás da Restaurante Popular de Lauro de Freitas. A cidade de Salvador nã tem esse tipo de iniciativa pública ainda! Que tal no entorno da Vila Brandão?


Yesterday I visited an organic community garden in Lauro de Freitas, metropolitan area of Salvador. The project is offered by the "municipal secretary of social assistance and citizenship" to beneficiaries of the governamental aid program Bolsa Família and is part of the Fome Zero Program. Agronomist and coordinator of the project Mariluce da Silva showed me the garden and some students, who come to the class once a week. Each day has its own group of students, about 50 participants in total - more women than men! The days consist of a theoretical morning class and practice in the afternoon, students taking care of their allotments, irrigation, composting etc. The course is for free of charge and takes 5 months, including a period of comercializing the products in the end. Little by little the participants are harvesting basilicum, coriander, pumpkin, papaya, beetroot, rucola and others partly for their own consumption and partly for the municipality. At the moment, 3 crates of vegetables are donated to kindergardens weekly.

The most important in this project is the preparation of the students to have the knowledge and hands-on practice to cultivate their on areas for self-support and a healthy diet. This kind of contribution from the municipality is a significant way of improving the poor urbanites lives. The rapid growth of cities with increasing poverty rates makes urban agriculture a crucial issue. Food production in backyards and other urban can contribute to family food security and/or creating income. If you'd like to pay a visit, the community garden of Lauro de Freitas is located behind the Restaurante Popular (serving 3000 government subsidied meals per day). The city of Salvador doesn't have such a public project yet! What about the surroundings of Vila Brandão?

21/03/2010

Oficina Bombas de Semente na Vila Brandão



Jardinagem guerrilheira parte II: fabricando bombas de semente com a meninada da Vila Brandão / Guerrilla gardening part II: seed bomb factory with Vila Brandão girls


Hoje realizei oficina maravilhosa com as meninas da Vila Brandão e com a participação de Laura e Agatha. Fabricamos dúzias de bombas de semente com coentro, quiabo, camomila, girassol, urucum, melancia, maracuja etc..Adorei a recepção entusiastica das meninas!! Esperamos a secar sob um barco virado no canto do campo de futebol. No final da tarde voltamos para pegar e jogar nossas bolinhas cheia de vida natural para os terrenos ociosos no entorno da Vila Brandão. Até os meninos chegaram juntos com a gente e pegaram garrafas pet + terra preta para plantar. Que alegria nesse projeto depois de tanta dificuldade no início. Deu fruta e vou continuar com as crianças depois da viagem para o fórum no Rio.


A receita, encontrada na internet: 5 colheres de sopa de argila (vermelha, pegada de uma obra de construção), 5 colheres de sopa de cocô de minhoca (trazido da oficina de ontém), 1 colher de sopa de uma seleção de sementes e um pouquinho de água.



Today I had a wonderful workshop with some girls from Vila Brandão, also having Laura and Agatha participating. We fabricated dozens of seed bombs with sunflower, urucum, passion fruit, water melon, coriander, pepper, ocra etc..and I was really happy to see the enthusiasm of the girls! We let the seed bombs dry under a boat in the corner of the football field and came back in the late afternoon, to throw the green granades around the skirts of Vila Brnadão. Even the boys got interested in the funny "chocolate" balls and cut themselves small planting boxes of plastic bottles and climbed uphill to get black ground. Such a joy today..I promised to do more after my trip to the forum in Rio.


The recipe, found in the Internet: 5 table spoons of clay (from a construction site), 5 table spoons of worm castings (from yesterday workshop), 1 table spoon selection of seeds and a little water.

Oficina de compostagem com minhocas



Criando camadas de papelau, folhas secas e verdes, maravalha misturado com esterco de cavalo para criar vermicompostagem resultando em húmus rica, ouro preto / Layering cardboard, dry and green leaves, newspaper and sawdust mixed with horse castings to create a vermicompost, resulting in rich black humus


Na oficina de minhocultura no quintal de Cari em Patamares, oferecido pelo Instituto de Permacultura da Bahia, prendi muito e conheci pessoas legais atuando na área de permacultura e agricultura eológica, nas comunidades...Conheci dois tipos de minhocários na prática, não sabia que a minhoca consome tanta papelau e jornal! Trouxe humus de minhoca cheia de nutrientes para fazer bombas de semente! Depois eu vou voltar e pegar uma colônia de minhocas para criar o minhocário da Casa Matria. Eu já fiquei com algumas ideias e dúvidas também para a maravilhosa Cari que nos ensinou, para aplicar vermicompostagem nos canteiros ou no quintal...


At the vermicompost workshop of Instituto de Permacultura da Bahia, at Cari´s backyard in Patamares I made friends with people with similar interest, active in permaculture, and learned 2 ways of composting with worms in practice. Didnt know worms eat so much cardboard and paper...I brought a bag of beautiful nutritive worm humus for preparing the seed bombs! Later on I will return to buy a colony of worms to start vermicomposting at Casa Matria. I also have a few ideas and questions about applying the practice to planting beds with worms...

Semeando na Vila Brandão





















Ia colocar isso no blog na sexta feira 19.3. mas a rede caiu...na Bahia...


Fotos: 1. Jardinagem guerrilheira nas margens da Vila Brandão: espalhando sementes de girassol e quiabo no caminho / Guerrilla gardening at the edge of Vila Brandão, spreading sunflower and ocra seeds on the way

2. Mudas em casa / seedlings at home



Mudamos de esquema, como aos poucos estão surgindo os problemas iniciais e no entanto outras oportunidades...Limpamos a área da cruz, embora que encontramos umas atitudes resistentes. Enfim, nessa semana não voltamos naquela área cheia de pedras - isso será na agenda mais tarde. Em casa sementes de coentro e quiabo germinaram bem, e também plantei maracujá, pimenta, coco buri, melancia e girassol. No domingo e nas semanas que vem vamos ajudar os moradores com seus jardins e hortas pequenos. Também vamos fazer a oficina de bombas de semente com as crianças em breve. Na semana que vem viajarei para o Rio de Janeiro para participar o Fórum Urbano Mundial das Nações Unidas, com o tema direito à cidade.


Amanha: participação na oficina de vermicompostagem em Patamares - cocô de minhoca faz bem à horta e as cascas de fruta serão recicladas!


Modifying the plan to conquer the inicial problems and to catch other opportunities...Together with my partner - unfortunately no one from the community - we cleaned the area behind the cross, although we met resistant attitudes. The rest of the work on that stony patch will be postponed. At home seedlings of ocra and coriander germinated well, and I planted some water melon, passion fruit, chili and sunflower seeds among others... I threw my seed bombs out before the rain and soon we´ll have the seed bomb workshop with the kids. Next week I travel to Rio de Janeiro to participate UN-Habitat World Urban Forum.


Tomorrow: participating at a vermicompost workshop in Patamares and hopefully building one at home soon!