24/03/2009

Não a desapropriação da Vila Brandão!

veja o artigo em alemão::
Não a desapropriação


Vila Brandão 69 anos de [R]existência from anapi on Vimeo.

A Vila Brandão, um dos bairros com o menor índice de criminalidade de Salvador - Bahia, vem desde 20 de março de 2009 sofrendo ameaças graves de desapropriação (decreto publicado e aprovado no diário oficial do município) por parte da Prefeitura e especulação imobiliária.

A cobiça por estas terras é bastante antiga, pois o local tem uma das vistas mais bonitas da cidade além de ser muito bem localizado. Porém a Vila tem aproximadamente 69 anos de [R]existência, o que faz dela um bairro e não uma invasão, como adoram dizer os noticiários. Portanto é de extrema falta de respeito que medidas como estas sejam tomadas impunimente, até o dia da publicação do decreto nenhum morador havia sido comunicado por algum representante legal da Prefeitura.

Neste momento, os moradores estão em busca de apoio para conseguir impugnar este decreto desonesto, além disso estão se esforçando para organizar um cadastro da população da Vila, bem como, juntando documentos como comprovantes de pagamento das contas: Água, Luz e IPTU. Para justificar para a prefeitura e sociedade em geral o motivo pelo qual estas terras não podem ser desapropriadas desta maneira.

São muitas as versões e se contradizem entre elas, uma diz que no lugar será construído um parque temático com mirante, numa cidade onde tantos monumentos históricos estão caindo aos pedaços e onde as pessoas têm muitas outras carências de caráter urgente.

Inclusive a Vila é um espaço aberto à sociedade em geral, ela possui uma praça com uma bela vista para a Baía de Todos os Santos, um campinho e uma entrada para o mar onde se pode tomar um delicioso banho. A comunidade local nunca impediu o acesso de ninguém, muitas pessoas que praticam o mergulho descem regularmente por lá.

A infra-estrutura só não é melhor porque a Prefeitura nunca deu um apoio concreto, por exemplo a Limpurb (empresa de coleta de lixo) nunca prestou qualquer serviço de manutenção para a limpeza da Vila. Tudo que lá existe é fruto da dedicação e empreendimento dos próprios moradores.

A Vila Brandão é um exemplo de convívio e respeito às diferenças, nela habitam pescadores, artistas, lavadeiras, estrangeiros, baianas do acarajé, pedreiros, muitas religiões, cores, culturas, além de crianças e idosos.

Para aqueles que ainda desconhecem, fica o convite para descobrir este quilombo urbano. E para aqueles que já sabem de toda esta história fica o convite para nos ajudar e apoiar para que a Vila Brandão continue a existir e prosperar.
- Ana Pi e Laura Fresno -


http://suburbioemfoco.blogspot.com/2009/03/vila-brandao-sera-desapropriada-pela.html

Revitalização da orla vai demolir sede de praia do Bahia...

Um comentário:

Unknown disse...

Ei Célia e Sílvia,
tudo jóia?
Por aqui toda a correria necessária para dar tudo certo.
Tenho uma dica, como este blog está servindo como referência para quem busca infos e a maioria das pessoas são brasileiras,seria legal se vocês colocassem tudo de ferramenta em português, pois por exemplo para comentar está komentaare, e as pessoas podem ter dificuldades.

Tem uma ferramenta para que as pessoas sigam o blog que é muito interessante, seria bom que vcs colocassem essa opçãopq aí sempre que tiveruma nova msg automaticamente os inscritos no blog ficaram sabendo.

Se vcs acharem necessario a abertura de um novo blog, podem contar comigo, na vila´tem agora um mural que é atualizado de dez em dez min, e seria complicado mandar pra vcs e depois pra postar aqui, o que acham? acho que ficaria mais veloz,porém um não eliminaria o outro.


ana pi
anazpi@gmail.com