17/10/2014

Yachtclub, Especulação na Brandão e um outro esemplo: Vila Autódromo


A Vila Brandão esta sofrendo de novo, nesse período, um ataque pesado pelo Yachtclub. 
Vou postar em breve um artigo detalhado sobre o projeto do Yachtclub, que prevê a eliminação a longo prazo da nossa Comunidade, colocando prédios de 3 andares, estaleiros e oficinas na beira do mar - na ultima zona verde publica da Vitoria!
O projeto prevê um quadra esportiva de uso e acesso exclusivo pelos sócios do Yachtclub  - no lugar da aera verde da comunidade, único lugar recreativo dos moradores da Vila Brandão e das comunidades nas vizinhanças. Se trata do ultimo acesso ao mar livre e publico na Vitoria!
(projeto: palestras esportivas / casamatria 2011)

O Yachtclub, que esta invadindo da tempo o terreno da marina para se enriquecer, esta negociando um contrato de aluguel (comodato) para essa quadra por os próximos 25 anos á comunidade. Depois acaba o direito de usar o espaço.
Porque a associação dos moradores da Vila Brandão quer assinar um contrato desse tipo? Quero respostas!
Vamos apresentar mais fatos no próximo post. 

Mas agora, quero mostrar um exemplo de uma comunidade no Rio de Janeiro, que esta lutando com vários métodos contra a especulação imobiliária. Um exemplo para a Vila Brandão, um exemplo pela associação dos moradores.



A Vila Autódromo é uma comunidade muito parecida com a Vila Brandão o a Gamboa

Localizada em área privilegiada da cidade do Rio de Janeiro, na lagoa de Jacarepaguá, está refém de especulação imobiliária. Uma comunidade que existe ha mais de 30 anos, formalizada, representada pela defensoria publica… 
A associação dos moradores abriu uma parceria multidisciplinar com arquitetos, urbanistas, sociólogos com a ETTERN na UFRJ e criaram planos alternativos pela comunidade - incluindo os aspectos de saúde, educação, saneamento básico, transporte etc.… Projetos que ganharam prêmios internacionais do Banco Alemão para serem realizados.
Mas o prefeito do Rio não quer a pareceria urbanística com a comunidade!
Ultimamente, pelas Olympiades, o grupo imobiliário Carvalho Hosken (proprietário de muita terra nas vizinhanças), junto aos conglomerados ODEBRECHT  & Andrade Gutierrez, presentearam um novo projeto pelo parco olímpico - e o prefeito Eduardo Paes (PMDB)quis remover os moradores.
A metade da comunidade esta em resistência, algumas famílias aceitaram a mudança em apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida a 1 KM da Vila, no Parque residencial Carioca, outras decideram ficar – e lutar parar uma re-urbanisação da comunidade, incluindo saneamento basico, crêche, ruas etc… 
Vcs. podem ler o artigo em baixo para se informar mais. 
É um exemplo da luta de uma sociedade civil forte e organizada para afrontar um governo PMDB, liderado pelo prefeito Eduardo Paes no Rio de Janeiro.


http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/09/moradores-da-vila-autodromo-protestam-por-urbanizacao-da-comunidade

http://favelissues.com/2011/12/14/the-olympic-juggernaut-hits-rio-de-janeiro-is-there-a-compelling-new-story-2/

http://www.boell.de/de/2014/04/19/ein-gallisches-dorf-brasilien