15/03/2015

Prepôtencia e mentiras: O Iate Clube e a comunidade Vila Brandão

Encontro marcado. O horário é flexível. O tempo não tem muito valor, aqui na Vila Brandão.
No campinho, na sombra dos bambu, um grupo de 10-15 pessoas esta esperando a chegada dos “homens”, dos representantes do super poderoso Iate Clube. Um projeto de benfeitoria para a comunidade foi anunciado. O presidente de um recém formada associação de moradores, a ASCOMVIBRA, é orgulhoso de apresentar a nova cooperação.

E lá vem eles - uma equipe de 4 homens brancos, todos bem vestidos, estilo informal –  arquiteto, engenheiro, responsável do Iate, assistente… Chegam sem se apresentar, só um shake-hand bem machista com o presidente da associação. Os homens abrem um mapa, explicando logo que a escada passara por aí e tudo será melhor.
Não querem responder as minhas perguntas. Não querem aceitar que se trata de um encontro com puro caráter informativo, que não é negociação. Não querem passar o mapa com projeto detalhado pra poder analisar-lo com calma, o projeto é só de palavra… mas a palavra deles vale!
Se contradizem muitas vezes. Não gostam serem filmados, evitam respostas as perguntas direitas.
Filmamos – e publicamos um pedaçinho aqui. Só pra vocês, car@s letor@as, sentirem como é a relação entre gente comum e os poderosos que tem um objetivo claro:

invadir uma área publica no valor de aproximativamente 20 milliões de Reais, na posse da comunidade da 80 anos. A áera em questão é uma ampla zona verde, um campinho de bambu e uma praia com piscina natural. É o ultima acesso publico ao mar na Vitória.



Seguem algumas afirmações dos “homens” anônimos (como já falei, infelizmente, não se apresentaram):
1.    O Iate Clube não precisa negociar com a comunidade, fera um contrato com a igreja, representante legitimo da comunidade. 
2.    Se trata de um contrato de comodato, porque não é uma doação mas é temporário.
3.    O mapa não mostra toda a realidade, porque a topografia é diferente… 
4.    Toda a aera em questão é de propriedade do Iate Clube, com escritura, sem litígio. 
5.    A construção da escadaria poderia criar problema com IBAMA, União e ser embargada, mas tudo bem… vamos ver. 
6.    O Iate Clube vai cercar toda a zona verde (infelizmente, o mapa não tem escada, assim não podemos saber qual é a distancia prevista entre as casas e a cerca) para construir estaleiros. 
7.    E muitas palavras, blábláblá…
Nos estamos com o projeto do Iate Clube na mão. Eles publicaram com antecedência na própria revista. È um projeto scandalóso, de olho grosso na posse da comunidade, invadindo terreno publico. Eles querem fechar o acesso publico ao mar para construir mais estaleiros, quadras poliesportivas e de tênis para os próprios sócios.
O projeto não prevê uma contrapartida social para a nossa comunidade, mas um Iate Clube que devera crescer sempre.
O Iate Clube esta fazendo pressão para começar com as obras. O presidente das Associação ASCOMVIBRA tambèm. Tem crianças na sua prossimidade que começam a jogar pedras nas nossas amigas e aos adversários ao projeto. 

E, entre nos, estou com mais uma duvida… a Paróquia da Vitória vai assinar um contrato de comodato de uma posse que não é dela?

Vila Brandão: 15 de março – ditadura, nunca mais!
Algumas reflexões sobre as relações em tempos autoritários, sistemas coloniais, e relacionamentos do tipo casa grande e senzala.



Nenhum comentário: