Casa Matria é um lugar de encontros, um lugar para trocar saber e expêriencias. Casa Matria é o lugar onde o futuro tem que se realizar.
Coordenaçaõ: Frank Händeler
Choreographer/ Perfomer/ Teacher/ Researcher :: Performing Arts and Rituals
Colaborator of the Performace Study Nucleo NESP // UEFS/ Universidade Estadual de Feira de Santana/ Bahia-Brazil curriculo lattes
Frank é o cordenador geral do projeto de dança teatro na Casa Matria. Com muitissima iniciativa, ele consegui montar um programa diversificado, baseado nas tecnicas mais atuais do campo de dança - teatro. Frank mora na Vila Brandão, na Casa dos Artistas, residência conectada com Casa Matria e se envolve ativamente na melhoria da comunidade.
Curiculo de Frank Händeler
Grande artista e coreografo, quem se formou na Escola de Teatro Wuppertal, Alemanha com Pina Bausch e nos EUA com Alvin Ailey (Contemporary School of modern dance). Händeler possui graduação em Danca Clássica e Moderna pela Chigago City Ballet School - EUA (1986) e com a Rotterdam Dance Acadamy of Dance NL (1988). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em coreografia, atuando principalmente em dança/ teatro. Como performer e coreógrafo possui uma carreira internacional e há mais de 30 anos tem participado de festivais e companhias de dança em Europa, Brasil, Japão, Estados Unidos e Turquia, entre outros. Participou das performances com Robert Wilson, Michael Barisnikov e Ed Wubbe. Junto com a performer e coreógrafa holandesa Diane Elshout, Händeler criou a companhia avan-gard "E.D.G.E. in Company", em 1996, em Amsterdã, Holanda e ganhou varios prêmios internacionais.
Atua também como consultor do Núcleo de Estudos da Espetacularidade (NESP) da Universidade Estadual de Feira de Santana sendo encarregado da direcao artística, coreografia e participação nos processos criativos do Grupo de Danca-Teatro do NESP, coordenado pela Prof. Dra. Jolanta Rekawek. Atua também como participante, do grupo de danca/teatro dos pesquisadores chamado A- Feto. sob a direção da professora Ciane Fernandes (PPGAC-UFBA). Paralelamente estou aluno especial da Pós Graduação no programa do PPGAC/ UFBA, participando a disciplina do laboratório de performance, sob a orientação da professora Ciane Fernandes. (testo de Frank Handeler)
Oficinas de dança urbana / street dance
Corey Cottrell Souza, uma grande dançarina e educadora - oferecendo um mix de dança transcultural - dança urbana. Que grande honra e prazer ter-la com nos!
Aulas de expressão musical
Cristiana Kaipper Dias, psicologa com mestrado em História e Teologia das Religiões, com experiênecia de ensino musical em varios projetos no Brasil inteiro, nos deu o grande prazer de cuidar com muito carinho e atenção da garotada da Vila Brandão. Deu varias aulas de expressão musical. O objetivo principal é de desenvolver a musicalidade das crianças de uma forma global, trabalhando a audição, percepção, concentração, ritmo, movimento corporal, sons vocais e corporais.
Começamos todas as aulas com um jogo, um exercício rítmico de concentração. Na primeira aula trabalhamos sons corporais, onde criavam e imitavam diferentes ritmos e sonoridades do corpo, com o objetivo de exercitar a atenção e a prática das possibilidades de criar musicalidade através do corpo.Aulas de teatro: Intervenção Urbana, Performance e Teatro.
Na segunda aula fizemos um chocalho para cada aluno com arroz, copos plásticos e durex. Em seguida, ensinei técnicas simples de como tocar o instrumento. Tiveram individualmente o momento de treinar e criar seu próprio ritmo com o chocalho e, por fim, ensaiamos uma música onde todos deveriam fazer juntos as mesmas intervenções. O objetivo é que tivessem um contato físico com um instrumento construído por eles. Na terceira aula ensaiamos uma música tradicional do Nordeste brasileiro com uma coreografia simples, para os alunos cantarem e dançarem. O objetivo foi estimular sua capacidade vocal com atenção aos, tempos, pausas e tons, aliando este aspecto aos movimentos e musicalidade corporal. Ainda não sei como serão as próximas aulas, preciso conversar com Frank sobre a continuação deste trabalho para o mês de Julho. Enfim, espero que possamos continuar, estou bem animada com o trabalho. (Texto de Cristiana Kaipper Dias)
Lénine Guevara, artista experimentando com tecnicas de performance e teatro, foi uma das primeiras professoras ad abrir as oficinas da Casa Matria. Mestranda em Artes Cênicas pela UFBA, sob orientação de Ciane Fernandes, 2011. Performer e pesquisadora do grupo A-FETO, criado por Ciane Fernandes. Coletivo Construções Compartilhadas-BA. Idealizadora do Núcleo A-com/tece de pesquisa teórico prática em Performance e Intervenção Urbana Representante discente do programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA no Colegiado. Licenciada em Artes Cênicas pela UFOP, 2010.
A Intervenção Urbana é oriunda da vanguarda artística live art desenvolvida na década de 1950 e trata-se de uma expressão artística que pretende ocupar os espaços urbanos a fim de romper com cotidiano destes espaços, promovendo reflexões sobre temas específicos escolhidos pelos artistas propositores da intervenção. É uma expressão artística híbrida, ou seja, estabelece diálogo com as mais diversas linguagens artísticas. Além dessa questão, há pretensão de estabelecer pontes com o teatro que também é uma Arte Cênica. Entre as pontes possíveis com teatro, inspirados pelo “Teatro Imagem”de Augusto Boal e com o Teatro de Grotowski, Artaud e do Living Theater. No campo da Dança serão utilizadas práticas do Método Laban e de Steve Paxton, como modo de conectar a percepção corporal entre espaço interno e espaço experno ao corpo. Quanto aos temas das intervenções serão criadas partir daquilo que as alunas querem falar, questionar sobre, e como querem se colocar nestes espaços. Desta forma o projeto será guiado por discussões a respeito de assuntos relevantes e que tenham um maior significado para os participantes pertencentes à Vila Brandão. Vale lembrar que as intervenções a serem criadas não terão caráter de produto, mas sim de práticas pedagógicas, pois estas intervenções fazem parte de um processo contínuo de experimentações, entretanto, é parte do planejamento inicial, a aproximação desse projeto junto ao projeto de mestrado Espera: Acontecimento-Esvaziamento quando a-com/tece. Intervenções no espaçotempo espera. A intervenção Teia busca, no entanto uma relação dialógica com os planejamentos realizados aqui, partindo do universo que criaremos juntas em oficinas. A partir deste estudo pretendo apropriar das expressão artística denominada performance e “Intervenção Urbana” A proposta é a de desenvolvermos práticas corporais e es téticas (ou plásticas) e juntamente com elas, possamos criar intervenções artísticas, a fim de rompermos com o cotidiano, saindo de seu lugar acomodado pela rotina e ao mesmo tempo o re-significando. Importante ressaltar que a proposta é de intervir no sentido de proporcionar às alunas, assim como todos que convivem neste espaço, formas poéticas, artísticas e afetivas. Penso que estas intervenções possibilitarão que as alunas possam se comunicar de forma verbal e não verbal. Desse modo, elas são colocados como parceiros de discussão e interação a cerca das vivências realizadas. Além da utilização do corpo como gerador de espaço e de interferência no espaço, também buscaremos outras formas de intervenção que não pautadas na presença corpórea, através de arte gráfica, instalações artísticas entre outras. Neste sentido buscando a interdisciplinaridade entre as linguagens artísticas, corroborando com uma das características da Intervenção Urbana, assim como na possibilidade de despertar a percepção e o olhar dos partecipantes pertencentes à Vila Brandão.(Texto de Lenine Guevara)
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